1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eles bebem leite."

"Eles bebem leite."

Tradução:Ili trinkas lakton.

December 25, 2018

3 Comentários


JoseDanteB

Alguém pode me dizer por que lakton e não lakto?


librulino

Porque é o objeto direto do verbo. Em esperanto, sempre que alguma coisa for a complementação do verbo sem que haja alguma preposição no meio, a gente coloca o "n" no final da palavra, pra indicar que aquela palavra está ligada àquele verbo. Você pode fazer o exercício de perguntar "eles bebem o quê"? a resposta vai ser "o leite". Sempre que vc fizer esse tipo de pergunta em relação ao verbo, a resposta vai ter que receber a terminação de acusativo em esperanto. :)

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.