https://www.duolingo.com/profile/Thays_Fernandes1

Saluton : ) Por que cada um de vocês estuda esperanto?

Eu simplesmente gosto; e vocês?

December 26, 2018

11 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/danielcg1957

Sou esperantista há 41 anos. Na verdade, o estudei só por curiosidade, após ler um artigo sobre ele numa revista.

Mas, como essa mulher à qual você diz a primeira palavra só porque a acha atrativa, e depois dum tempo acha que não poderia viver sem ela, assim me aconteceu com esta língua, uma obra-prima de lógica, simplicidade e expresividade. Graças a o esperanto tenho contato direto com muitas pessoas no mundo, em pé de igualdade, sem diferença entre nativo e estrangeiro.

Aliás, agora estou aprendendo o português e acho que o conhecimento do esperanto me faz mais fácil o aprendizado desta língua.

December 28, 2018

https://www.duolingo.com/profile/Marcionilo.

Eu gosto do esperanto e, além disso, ele me proporciona experiências muito positivas, amizades, contato com uma cultura internacional, uma rica literatura, oportunidade de viagens pelo Brasil, fora dele... Desde 2011 o Esperanto se tornou algo muito importante para minha vida

December 28, 2018

https://www.duolingo.com/profile/Gabriel_Merces

colocar no curriculo que sou bilingue ksksksksks

December 27, 2018

https://www.duolingo.com/profile/HenryWilliamF10

Interessei-me, inicialmente, por causa do valor propedêutico, mas acabei apaixonando-me pela língua.

December 27, 2018

https://www.duolingo.com/profile/josivanjbe

Amo

December 28, 2018

https://www.duolingo.com/profile/Jorge_Lucas97

Pela ideia que a linguagem se propõe, além de poder conversar com pessoas do mundo todo com diferentes culturas, e auxiliar no aprendizado de outras. O fato de não ser tão conhecida como deveria, chega a ser um problema, porém, é necessário novas pessoas que se interessem e espalhem esse idioma interessante; Fora isso é divertido aprender esse idioma ( As vezes imagino falando com amigos em esperanto como se fosse uma lingua secreta, isso soa divertido ) Porém, estou no começo espero aprender com certa motivação xD

December 28, 2018

https://www.duolingo.com/profile/Katyluar

Difícil explicar, mas o Esperanto surgiu de repente para mim. Demorei muito até decidir aprender...ainda bem que ñ deixei passar a oportunidade, lamento ñ ter tomado esta decisão antes antes. Foi uma escolha do coração. Aprender Esperanto me tornou uma pessoa muito melhor, realizada. Vida sem Esperanto, nem pensar.

December 28, 2018

https://www.duolingo.com/profile/Will_Tomlinson1

Mi satas Esperanto :) follow you follow me back!

December 29, 2018

https://www.duolingo.com/profile/LuizClaudi149476

Saluton,ĉu vi ankoraŭ ne parolas bone ?

January 9, 2019

https://www.duolingo.com/profile/esperantistabr

Comecei por acaso: em 2001 eu praticava aikido e estava procurando sites sobre língua japonesa para aprender além dos nomes de golpes e poder trocar mais ideia com os mestres japoneses. Na época não existia nem Orkut, quanto mais Skype, Facebook, plataforma Hotmart de cursos, etc. Acabei encontrando um fórum sobre japonês e um brasileiro que queria aprender japonês disse "Falo português, inglês E ESPERANTO".

Consultei o Cade.com.br (o Google não era o Google de hoje), vi o que se tratava, dei uma olhada superficial e, apesar de ter gostado da ideia eu duvidava que alguém era fluente, pra mim se houvesse dez gatos pingados no Brasil e uns 200 no mundo era muito. Mas gostei do jeitão da língua e mostrei pra uns amigos meus da escola: "Ow, vamos aprender essa língua aqui pra ser nossa língua secreta, é fácil e ninguém fala mesmo...". Eles responderam com "Ah, tenho bem mais coisa pra fazer", e aí continuei estudando a língua sozinho com os recursos que eu tinha na internet. Em 2002 encontrei um batepapo de esperanto numa rede de IRC (Internet Relay Chat) e na hora a única pessoa que estava lá me informou que tinha um grupo de estudos na minha cidade (!!!) e me passou o site do grupo (!!!!!!!!!!). Para uma língua que ninguém falava estava até uma coisa avançadinha.

Aí não parei mais. Houve uma época que eu divulgava o esperanto igual a um maluco, na universidade meu apelido era "Esperanto" e tinha gente que nem sabia o meu nome (e outros que não me conheciam direito achavam que esse era justamente o meu nome!). Hoje puxei o freio de mão, mas nunca deixei a língua de lado.

May 14, 2019

https://www.duolingo.com/profile/VinciusNeves

Amor à primeira vista.

March 23, 2019
Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.