1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. Saluton : ) Por que cada um d…

https://www.duolingo.com/profile/_Hello_olleH_

Saluton : ) Por que cada um de vocês estuda esperanto?

Eu simplesmente gosto; e vocês?

December 26, 2018

22 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/danielcg1957

Sou esperantista há 41 anos. Na verdade, o estudei só por curiosidade, após ler um artigo sobre ele numa revista.

Mas, como essa mulher à qual você diz a primeira palavra só porque a acha atrativa, e depois dum tempo acha que não poderia viver sem ela, assim me aconteceu com esta língua, uma obra-prima de lógica, simplicidade e expresividade. Graças a o esperanto tenho contato direto com muitas pessoas no mundo, em pé de igualdade, sem diferença entre nativo e estrangeiro.

Aliás, agora estou aprendendo o português e acho que o conhecimento do esperanto me faz mais fácil o aprendizado desta língua.


https://www.duolingo.com/profile/iaravivi

Parabéns! Sua história com o Esperanto é muito bonita! E seu português está excelente!


https://www.duolingo.com/profile/HenryWilliamF10

Interessei-me, inicialmente, por causa do valor propedêutico, mas acabei apaixonando-me pela língua.


https://www.duolingo.com/profile/Marcionilo.

Eu gosto do esperanto e, além disso, ele me proporciona experiências muito positivas, amizades, contato com uma cultura internacional, uma rica literatura, oportunidade de viagens pelo Brasil, fora dele... Desde 2011 o Esperanto se tornou algo muito importante para minha vida


https://www.duolingo.com/profile/esperantistabr

Comecei por acaso: em 2001 eu praticava aikido e estava procurando sites sobre língua japonesa para aprender além dos nomes de golpes e poder trocar mais ideia com os mestres japoneses. Na época não existia nem Orkut, quanto mais Skype, Facebook, plataforma Hotmart de cursos, etc. Acabei encontrando um fórum sobre japonês e um brasileiro que queria aprender japonês disse "Falo português, inglês E ESPERANTO".

Consultei o Cade.com.br (o Google não era o Google de hoje), vi o que se tratava, dei uma olhada superficial e, apesar de ter gostado da ideia eu duvidava que alguém era fluente, pra mim se houvesse dez gatos pingados no Brasil e uns 200 no mundo era muito. Mas gostei do jeitão da língua e mostrei pra uns amigos meus da escola: "Ow, vamos aprender essa língua aqui pra ser nossa língua secreta, é fácil e ninguém fala mesmo...". Eles responderam com "Ah, tenho bem mais coisa pra fazer", e aí continuei estudando a língua sozinho com os recursos que eu tinha na internet. Em 2002 encontrei um batepapo de esperanto numa rede de IRC (Internet Relay Chat) e na hora a única pessoa que estava lá me informou que tinha um grupo de estudos na minha cidade (!!!) e me passou o site do grupo (!!!!!!!!!!). Para uma língua que ninguém falava estava até uma coisa avançadinha.

Aí não parei mais. Houve uma época que eu divulgava o esperanto igual a um maluco, na universidade meu apelido era "Esperanto" e tinha gente que nem sabia o meu nome (e outros que não me conheciam direito achavam que esse era justamente o meu nome!). Hoje puxei o freio de mão, mas nunca deixei a língua de lado.


https://www.duolingo.com/profile/Caylane557564

estou impressionada, muito bom conheci o idioma ontem e estou mais apaixonada você ficou fluente?


https://www.duolingo.com/profile/Gabriel_Merces

colocar no curriculo que sou bilingue ksksksksks


https://www.duolingo.com/profile/Lhurath

Pela ideia que a linguagem se propõe, além de poder conversar com pessoas do mundo todo com diferentes culturas, e auxiliar no aprendizado de outras. O fato de não ser tão conhecida como deveria, chega a ser um problema, porém, é necessário novas pessoas que se interessem e espalhem esse idioma interessante; Fora isso é divertido aprender esse idioma ( As vezes imagino falando com amigos em esperanto como se fosse uma lingua secreta, isso soa divertido ) Porém, estou no começo espero aprender com certa motivação xD


https://www.duolingo.com/profile/Katyluar

Difícil explicar, mas o Esperanto surgiu de repente para mim. Demorei muito até decidir aprender...ainda bem que ñ deixei passar a oportunidade, lamento ñ ter tomado esta decisão antes. Foi uma escolha do coração. Aprender Esperanto me tornou uma pessoa muito melhor, realizada. Vida sem Esperanto, nem pensar.


https://www.duolingo.com/profile/kavaliro_de_nano

Primeiro a história, incrível história de luta e sobrevivência do idioma. Esperantistas foram perseguidos pelos Nazistas e também pelos Soviéticos. O próprio filho do Zamenhof foi morto em Palmiri pelos Nazistas. E muitos soviéticos apoiadores do regime foram mortos no Grande Expurgo somente pelo fato de falarem esperanto.

Logo percebi que esse idioma era um puro exemplo de liberdade e auto propriedade, um idioma que desafia tiranos e governos genocidas, somente por esse motivo já é inacreditável.

Mas tem muitos outros motivos além deste primeiro que citei, dentre eles a lógica, simplicidade e expressividade.

Esperanto é incrível, é liberdade para a mente. Idiomas estatais apesar de terem seus significados culturalmente ainda podem ser considerados divisores e não unificadores de ideias.


https://www.duolingo.com/profile/iaravivi

Os grandes tiranos temem (e muito) a união do mundo...


https://www.duolingo.com/profile/magdielndantas

Passei a estudar o idioma por conta da sua facilidade, a língua é perfeita para se aprender. A comunidade esperantista parecer ser super calorosa e aberta, é como uma família espalhada pelo mundo. Quero aprender e aproveitar as experiências que o Esperanto possa me proporcionar


https://www.duolingo.com/profile/Will_Tomlinson95

Mi satas Esperanto :) follow you follow me back!


https://www.duolingo.com/profile/LuizClaudi149476

Saluton,ĉu vi ankoraŭ ne parolas bone ?


https://www.duolingo.com/profile/VinciusNeves

Amor à primeira vista.


https://www.duolingo.com/profile/iaravivi

Durante essa pandemia, comecei a fazer o Duolingo para praticar meu inglês, e vi que o app oferecia curso de Esperanto. Não conhecia a língua, pesquisei um pouco mais e me interessei muito pelo objetivo, história, ideal de união, beleza e simplicidade (não que a língua seja pobre; pelo contrário, é muito rica, porém fácil de aprender)! Tomei iniciativa, comecei a aprender Esperanto e fico cada vez mais fascinada pela língua!


https://www.duolingo.com/profile/AdonisSaliba

Há mais de 53 anos, eu falo o Esperanto. Aprendi o Esperanto quando tinha 15 anos. Foi fascinante para mim, ao fazer tantas viagens profissionais em que tive oportunidades de conhecer esperantistas em mais de 20 países do mundo. Não me arrependi em nenhum momento de falá-lo, pois só encontrei amizades mundo a fora. O inglês foi muito útil em meus mestrados e doutorado, mas infelizmente nenhuma amizade ficou. Com o Esperanto, me sinto em família em qualquer lugar que vou. Por que será que a comunidade esperantista é assim? Na minha forma de pensar, o Esperanto é muito mais do que língua é uma filosofia de vida de convivência pacífica de seres humanos com seres humanos. Aprendemos a ser tolerantes com as diferenças. Todos somos iguais.


https://www.duolingo.com/profile/Dbora265614

Saluton! Eu também gosto do Esperanto. Ouvi falar do idioma em 2005, mas não explorei a questão na altura. Me deparei com o Esperanto em Lisboa em uma conversa com colegas brasileiros, onde falava da minha dificuldade em aprender inglês. Portanto, vejo no Esperanto uma forma de facilitar o aprendizado de outros idiomas. Mi estas komecanto, sed mi satas multe. Gostaria de saber se pode me indicar algum grupo para bate papo? E qual região do país se encontra com mais frequência esperantistas? Dankon.


https://www.duolingo.com/profile/drialmei

Estava com um pouco de raiva da falta de consistência sonora do português. Estava estudando como saber se a palavra era escrita com 'esa' ou 'eza', ou ainda com 'ss' ou 'ç' e coisas do tipo. Em seguida pensei nas dificuldades de todas as línguas que já tentei aprender e finalmente na possibilidade de criar uma língua regular sem aqueles diversos problemas. Mas depois pensei "Será que alguém já não se deparou com esses problemas e criou uma língua sem eles?" Foi quando eu procurei só de curiosidade sobre isso no google e achei esse artigo (http://www.esperanto.com.br/conheca/introduca/) falando do esperanto, que eu só conhecia de nome. Fiquei interessado na hora pelo que li. A rapidez no aprendizado, a regularidade, a justiça com 94% da população mundial que não fala inglês nativamente, a manutenção das culturas locais, ... E como já sabia que existia o curso no duolingo, comecei imediatamente a aprender.


https://www.duolingo.com/profile/LucasKukurbo

por que cada um de nos nao estudaria esperanto? acho q respondi ahhaahahhaha

eh mo legauuu u.u

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.