1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "O cachorro está feliz, porqu…

"O cachorro está feliz, porque ele vai a um parque."

Tradução:La hundo estas feliĉa, ĉar ĝi iras al parko.

December 27, 2018

4 Comentários


hgcordeiro

Respondi "La hundo estas feliĉa, ĉar li iras al parko." Porque deve se usar "ĝi" e não "li"?


AlucardJrOficial

"Ši" (Ela) e "Li" (Ele) refere-se a pessoas, seres humanos.

"Ği" (Isso/Isto) refere-se a objetos e animais.

Funciona igual o inglês:

He -> Li -> Ele She -> Ši -> Ela It -> Ği -> Isso/Isto


beatrizdelphini_

Não sei por que tanto o inglês quanto o esperanto insistem em igualar e reduzir seres vivos a objetos.


Olorinthin

Pois é. Ainda é um legado da ideia do homem ser "superior" aos outros animais. A língua deve se atualizar (mesmo porquê deve se atualizar no objetivo político do qual nasceu). Quem faz a língua são as pessoas, então, com o tempo podemos mudá-la!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.