1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Os gatos dela comem os pássa…

"Os gatos dela comem os pássaros dele."

Tradução:Ŝiaj katoj manĝas liajn birdojn.

January 8, 2019

3 Comentários


Hannalucy_11

O.O isso é... ruim.


caio9630

Não deveria ser "Sia katoj mangas lian birdojn"? pq o os gatos é DELA e n DELAS, a mesma coisa com os passaros DELE e n DELES.


CelioFM

caio9630:

"Os gatos dela comem os pássaros dele" =

= Ŝiaj katoj manĝas liajn birdojn.

Em Esperanto, o pronome possessivo combina com o objeto, não com o possuidor.

ELA e ELE são os possuidores.

OS GATOS e OS PÁSSAROS são os objetos possuídos.

katoj é plural, logo ŝiaj é plural (ŝiaj katoj)

birdoj é plural, logo liaj é plural (liaj birdoj).

ŝiaj e liaj funcionam como adjetivos, qualidades dos gatos ou dos pássaros.

DELES, DELAS = ILIAJ

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.