1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "A saia é muito bela."

"A saia é muito bela."

Tradução:La jupo estas tre bela.

January 10, 2019

5 Comentários


_Hello_olleH_

Por Deus, como se usa o "la" ? Estou totalmente perdida. Alguém poderia me ajudar?


Marcionilo.

o "la" corresponde aos nossos artigos "o, a, os, as".


_Hello_olleH_

Obrigado, mas tem alguma regra sobre quando se deve ou não usa-lo, tipo eu bebo o leite e eu bebo leite, poderia usar o "la" no lugar do "o" ou receberia um errado?


Marcionilo.

Como em português. Se eu digo: "Eu bebi leite" estou dando uma declaração geral sobre algo que fiz, mas se digo: "eu bebi O leite", estou dizendo que havia uma porção de leite conhecida por mim e pelo meu receptor, e eu o bebi. Note que agora dei a ideia de que tomei todo o leite. Seguindo essa ideia, você poderá fazer o mesmo em Esperanto. Às vezes o artigo pode ser crucial, às vezes irrelevante, depende do contexto.


_Hello_olleH_

Ok, agora entendi; muito obg mesmo : )

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.