1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Há quatro pessoas no café."

"Há quatro pessoas no café."

Tradução:Estas kvar homoj en la kafejo.

January 15, 2019

4 Comentários


bethania.s5

Eu estou com dificuldade em quando usar apenas "en" e quando usar "en la".


Hannalucy_11

Saluton!

"EN" é usado para um lugar qualquer, enquanto "EN LA" para um local definido.

Ex: La virinoj estas EN kafejo. = As mulheres estão EM UM café.

Ex2: La virinoj estas EN LA kafejo. = As mulheres estão NO café.

Percebe-se que no exemplo um a cafeteria mencionada pode ser qualquer uma, enquanto no exemplo dois fala-se de um local específico, isto é, uma cafeteria a qual os integrantes da conversa conhecem ou supõe-se que todos conheçam.


doctor_smith

Pelo que disseram nos comentários, não se usa la para substantivos próprios, como Austrália e Manuela. Exemplo: "En la kato domo." (Na casa do gato.) Outro: En la domo de Manuela. (Na casa de Manuela.)

Learn Esperanto in just 5 minutes a day. For free.