1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La viro trinkas malvarman bi…

"La viro trinkas malvarman bieron."

Tradução:O homem bebe uma cerveja gelada.

January 16, 2019

12 Comentários


bethania.s5

Por que "N" nada palavra "malvarman"?


[conta desativada]

    É uma regra do esperanto. Quem sofre a ação recebe N.

    No início é um pouco complicado, mas com o tempo a gente se acostuma.


jorge390369

    Mas nesse caso, gelada não estaria tbm sofrendo a ação. No meu entendimento quem sofre a ação de ser bebida é cerveja e não gelada, salvo melhor juízo.


Celioluzverde

    jorge390369:

    Tecnicamente, diz-se que "cerveja gelada" é um sintagma composto de dois outros sintagmas: "cerveja" e "gelada", sendo "gelada" adjunto adnominal de cerveja.

    O objeto direto da frase é "uma cerveja gelada". Todos os seus componentes recebem o N do acusativo, salvo vedação gramatical por outra regra gramatical prevalente.

    "La viro trinkas malvarman bieron."

    Tradução:

    O homem bebe uma cerveja gelada.

    Sujeito: O HOMEM

    Verbo: BEBE

    Objeto direto: UMA CERVEJA GELADA.

    (UMA é artigo indefinido, que não existe em Esperanto).


    [conta desativada]

      O homem bebe...

      Isso quer dizer que o homem pratica a ação.


Kertwonesty

      "O homem toma uma cerveja gelada" deveria ser aceito. É mais natural falar "tomar cerveja" do que "beber cerveja".


Arthur534461

      Por que de vez em quando é viro e de vez em quando é viron?


CelioFM

      Arthur:

      Em Esperanto, sempre se acrescenta a letra N no final de objetos diretos.

      Na frase: "La kato manĝas la musoN", temos o N acrescentado no objeto direto (complemento do verbo, sem preposição). [Aqui, o Gato come o Rato]

      Na frase: "La katoN manĝas la muso", temos igualmente o N acrescentado no objeto direto (complemento do verbo, sem preposição). [Aqui, o Rato come o Gato!]


NunoRafael13

      Porque é que "O homem bebe cerveja gelada" está errado? Como é que ficaria em esperanto?


CelioFM

      Está correto, NunoRafael13.

      Ficaria igual.

      Clique em REPORTAR.


NunoRafael13

      Penso que já vou tarde, avancei no exercício. Não sei chegar lá para o fazer...


Celioluzverde

      glacia = gelada

      malvarma = fria

      frostiĝinta = gelada

      Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.