1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "A França e a Itália são país…

"A França e a Itália são países muito bonitos."

Tradução:Francio kaj Italio estas tre belaj landoj.

January 17, 2019

14 Comentários


CaCauSouza10

Quando eu devo fazer o uso de "tre", "multe" e "multaj"?


OTalDoFe

pelo que entendi: "tre"- se refere a adjetivo (algo muito x {belo, grande, escuro, claro, etc});

"multe"- refere a quantidade ;

multaj vou ficar devendo, mas o "j" é plural, mas pelo que me lembro, não é diferente de "multe"

ajudei como pude, espero ter sido util


AntnioBati10

Muito boa a pergunta!!! Também gostaria de saber!!!


Kraque12

Na sessão Dicas e Palavras explica-se que a Formação de nomes de Países, acrescenta-se "uj" ao gentílico e se obtém o nome do País. Então Francujo e Italujo estão corretos.


Celioluzverde

TRE = muito (advérbio de intensidade) - Mi tre ŝatas vin!

MULTE = muito (advérbio de quantidade) - Mi multe ploris.

MULTA, MULTAJ = muitos, muitas (advérbio adjetivado) - Multaj virinoj ne ŝatas infanojn.

[Advérbio é sempre invariável, e modifica um verbo, um adjetivo, ou outro advérbio]

[Adjetivos sempre se referem a substantivos]


eliza172148

Olás Por favor, qdo uso tre e qdo uso "multe"? Grata!


OTalDoFe

pelo que entendi: "tre"- se refere a adjetivo (algo muito x {belo, grande, escuro, claro, etc})

"multe"- refere a quantidade


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

Francio kaj Italio estas landoj tre belaj. Deveria validar


AntnioBati10

Quando eu devo fazer o uso de "tre", "multe" e "multaj"?


Kertwonesty

Deveriam colocar uma explicação do uso dessas palavras (multe, tre, multaj) em "Dicas e observações" no Nível 5 (Plurais).


Aloysio484763

Porque não existe no esperanto o discurso direto? Então não se fala como se escreve, como no português


eugenio.ofs

Paz e bem!

Favor especificar o que você quer dizer com "discurso direto"?


Celioluzverde

Aloysio484763:

En Esperanto existe tanto o discurso direto quanto o indireto.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.