"O café da manhã é uma das refeições do dia."

Tradução:Matenmanĝo estas unu el la manĝoj de la tago.

January 24, 2019

2 Comentários


eliza172148

Alguém,por favor, pode me explicar qdo uso el la e de la ? Pus :"de la manğoj el la tago" deu errado. Grata.

January 24, 2019

Marcionilo.
Mod

Olá! Vamos compreender o passo a passo:

El la significa: de/da/do/das/dos (no sentindo de "ser originário de")

De la significa: de/da/do/das/dos (no sentindo de origem e posse), perceba que agora, a preposição "de" é mais abrangente do que o "el la", já que esse é apenas com sentido de origem, e aquele tem sentido de origem e posse.

Levando a explicação acima em consideração, você percebe que há três tipos de possibilidades com esses duas formas de preposição, mas apenas em uma dessas possibilidades é que tem um ponto de intersecção.

Eliza estas el Brazilo. (Eliza é de origem do Brasil/Eliza é Brasileira)

Com essa oração acima, poderíamos usar "de":

Eliza estas/venas de Brazilo (Eliza é/vem do Brasil).

Agora veja esse exemplo:

La sofo estas de Eliza. (O sofá é de Eliza)

mas não podemos usar "el":

La sofo estas "el" Eliza. ** (errado)

Essa explicação é válida para a frase sobre a qual você perguntou.

January 24, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.