"Bonvolu meti tion en dosierujon."

Tradução:Coloque isso, por favor, numa pasta.

January 26, 2019

2 Comentários


hugoxrosa

Por ele usa acusativo com preposição, 'en dosierujon'?

January 26, 2019

Marcionilo.

Porque além de indicar o objeto direito, o acusativo pode ser usado para indicar direção/movimento, ou seja, esse en dosierujon significa "para dentro da pasta".

Ĉu vi povas iri en la domon, Hugo? Você pode ir para dentro da casa, Hugo?

Ĉu la kato salta sur la seĝon? O gato está salta para cima da cadeira?

Observe que mesmo após a preposição, você pode usar acusativo, nesses casos, para indicar o movimento.

January 26, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.