1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ilia kato estas malbela."

"Ilia kato estas malbela."

Tradução:O gato deles é feio.

January 27, 2019

4 Comentários


CaBRonx

O pronome "seu(s)" também faz referência à posse de uma terceira pessoa no plural. Não é errado dizer "Seu gato é feio".


Marcionilo.

Essa possibilidade "seu/sua/seus/suas" são válidas, mas apenas uma pode ficar como tradução prioritário. Usamos "deles" para evitar ambiguidade e dificuldade de compreensão.


MrcioIncud

Mais uma vez surge uma dúvida: se o uso da letra "j" caracteriza o plural, porque no caso em tela não é utilizada a palavra "iliaj"?


CaBRonx

"lia/ŝia/ĝia" são os pronomes que se referem a uma terceira pessoa singular; "ilia", o pronome que se refere a uma terceira pessoa plural. Se você põe a marca de plural no pronome possessivo, você pluraliza a coisa de posse, e não a pessoa que possui. Portanto, "IliaJ katoJ estas malbelaJ." significa "Os gatos deles são feios.".

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.