1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu iliaj gepatroj loĝas en A…

"Ĉu iliaj gepatroj loĝas en Afriko?"

Tradução:Os pais deles moram na África?

January 28, 2019

10 Comentários


CaCauSouza10

Na tradução, não seria "Os pais DELES/DELAS moram na África?"


esperantistabr

Então, na realidade "seus" está correto no caso. Se eu estou falando com a CaCauSouza10 sobre os pais da própria CaCauSouza10, na língua corrente aqui no Brasil eu diria "seus pais", mas o correto mesmo é "TEUS pais". No português correto, eu diria "seus pais" se eu estivesse falando de uma outra pessoa fora do diálogo: "librulino é muito mal educada, não obedece SEUS pais" [aqui é os pais da librulino mesmo, mesmo que esteja só eu e a CaCauSouza10 fofocando].

Aí, cabe ao Duolingo colocar uma resposta que contemple a maioria da fala corrente, mesmo que seja "gramaticalmente errada" afinal não queremos ser os Pasquales, queremos entender a lógica do esperanto e falá-lo. Mas manter o "seus" é importante, sobretudo porque não temos só brasileiros que aprendem esperanto, há portugueses e muito provavelmente também angolanos e moçambicanos pelo menos.


librulino
Mod

"Não queremos ser os Pasquales". <3


librulino
Mod

Mas tem uma coisa errada aí na sua afirmação, Felipe... acho que você quis dizer "librulino odeia construções sociais e normas impostas só por essas construções, por isso não obedece seus pais". HAHAHAHA!


ThiagoSilvaViana

No português brasileiro, temos duas construções gramaticalmente corretas. Se estivermos nos referindo à 2ª pessoa do singular como "tu", então será "teu". Mas se estivermos nos referindo à 2ª pessoa do singular como "você", então é "seu".

Só que, aqui, o "seu" tem essa ambiguidade. Pode significar "teu" ou "dele/dela", dependendo do contexto.

Apesar de "dele/dela" ser mais adequado, por evitar a ambiguidade, aqui no Brasil, inclusive em textos formais, como peças processuais judiciais, é mais comum o emprego do "seu". E o "dele/dela" soa estranho, como se estivesse errado ou informal, embora não esteja.


ThiagoSilvaViana

Exatamente! Seria mais adequado.


ThiagoSilvaViana

"Os seus pais moram na África?" é ambíguo


librulino
Mod

É ambíguo mas é correto. ;)

De qualquer forma, mudei a resposta padrão.


Kertwonesty

Eu costumo usar "seus" para "ele(s)" e "os seus" para "você(s)".


Cristovao453263

Precisa melhorar o audio dessa frase!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.