1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Diru al li, kien li devus ir…

"Diru al li, kien li devus iri."

Tradução:Diga a ele aonde ele deveria ir.

January 29, 2019

6 Comentários


CaBRonx

Sugestão de resposta: "Diz a ele aonde ele deveria ir."


Celioluzverde

CaBRonx:

O imperativo afirmativo do verbo DIZER é:

Diga eu

DIZE TU

DIGA VOCÊ, ELE, ELA

Digamos nós

DIZEI VÓS

Digam eles, elas, vocês

Vê-se, portanto, que a forma DIZ A ELE não existe.

Se você se está referindo à segunda pessoa do singular, então deveria ser

"DIZE a ele aonde ele deveria ir"


CaBRonx

"diz" existe também como imperativo do verbo "dizer" no pronome "tu".


Celioluzverde

A expressão DIZ TU é ERRADA gramaticalmente.

Porque a segunda pessoa (do singular e do plural) do imperativo tem origem na pessoa correspondente do PRESENTE DO INDICATIVO, retirando-se o S.

TU DIZES dá origem a DIZE TU.

VÓS DIZEIS dá origem a DIZEI VÓS.


CaBRonx

Sim, eu e você bem sabemos isso, mas veja em qualquer conjugador verbal pela internet. É muito difícil encontrar o padrão aplicado a verbos terminados em ZER ou ZIR. Você sempre encontrará a forma DIZ, TRAZ, FAZ, CONDUZ etc.

Sim, existe o procedimento padrão para a formação do imperativo, que não deixa de ser válido aqui, mas a situação não se mostra tão preto no branco com esses verbos.


DantonCFra

Áudio com pronuncia bastante confusa

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.