1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Oni devas konsideri la fakto…

"Oni devas konsideri la faktojn antaŭ ol decidi."

Tradução:Deve-se considerar os fatos antes de decidir.

February 3, 2019

6 Comentários


CaBRonx

É a mesma situação que comentei em outro exemplo: "devem-se considerar" é a forma certa. Se vocês quiserem manter a forma atual, mesmo que incorreta, para auxiliar os usuários, podem manter (eu falo sério). Mas ao menos façam uma versão correta da frase e deixem-na como a principal, sem descartar a anterior. Eu penso que os usuários possam aprender um pouco mais sua própria língua como uma espécie de bônus.


CaBRonx

Só mais uma coisa: esse "ol" pode ser tirado ou ele é fundamental nessas situações?


Celioluzverde

Neste caso, CaBRonx, o OL é fundamental, por causa do infinitivo que segue.


CaBRonx

Ué, mas como o infinitivo justifica isso? Bastaria dizer "Oni devas konsideri la faktojn antaŭ decidi.", não?

Se fosse "Oni devas konsideri la faktojn ANTAŬE ol decidi.", eu não contestaria.


Celioluzverde

Caro CaBRonx:

Segundo o manual "La Tuta Esperanto", de Henrik Seppik,

http://denizo.opia.dk/la.trezorejo/instruiloj/La.tuta.Esperanto.pdf

as formas "antaŭ decidi" e "antaŭe ol decidi" são incorretas. Veja, por favor, o parágrafo 86, na pág. 57, sobre o uso de "antaŭ ol".


CaBRonx

Acabei de conferir. La Tuta Esperanto e PMEG são duas gramáticas que dizem que "antaŭ" se liga a um verbo no infinitivo com "ol" antes deste, mas nenhuma explica o motivo disso na página em que é dito. Talvez o motivo esteja em algum tópico anterior. Mas se não há motivo, é uma construção sem sentido, porque "antaŭ" é uma preposição, uma palavra cuja função é ligar termos. Por causa disso, em princípio, ela não deveria precisar de "ol" para fazer essa ligação. O único motivo que me vem à mente é que serviria para acabar com ambiguidade.

Sobre ANTAŬE OL: nas duas gramáticas, nas respectivas partes em que elas mostram o uso de ANTAŬ OL, não há qualquer afirmação sobre a construção ANTAŬE OL. Ou seja, nenhuma afirma que ela é correta ou incorreta.

Em ANTAŬE + OL + VERBO NO INFINITIVO, "antaŭe" é um advérbio de tempo, e "ol" é a palavra que faz a ligação entre "antaŭe" e o verbo. Não há motivo para que seja incorreta.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.