1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Je kioma horo vi vekiĝos mor…

"Je kioma horo vi vekiĝos morgaŭ?"

Tradução:A que hora você vai acordar amanhã?

February 3, 2019

5 Comentários


CaBRonx

"A que hora você acordará amanhã." não vai. :(


Marcionilo.

Adicionei essa possibilidade.


Biagio.Barbosa

O aplicativo me corrigiu por falta do acento indicador de crase ("À que horas..."). Seria mesmo o caso?


CaBRonx

Sim, realmente não acontece crase nesse exemplo.


NunoRafael13

Em primeiro lugar, enganei-me no tempo. Já sabia que o Duolingo não aceita a utilização do presente para ações futuras mas, automaticamente, escrevi como falo, escrevo, oiço e leio sem qualquer intenção de provocar ou observar o validador.

Minha construção:
- A que horas acordas amanhã?

Assim que vi o erro, senti-me a morrer internamente durante um segundo pela minha asneira mas, depois de recuperado, fiquei a pensar se não será prescritivista rejeitar esta construção.

NOTA: não quero emendar nenhuma outra forma nem privilegiar esta.

Sei que, ao contrário de para os outros verbos, para o futuro do verbo ir, não é costume, embora seja correto, juntar-lhe nova instância do verbo ir no presente:
- eu farei amanhã = eu vou fazer amanhã
- eu irei amanhã = eu vou ir amanhã = eu vou amanhã

Fui à procura de satisfação e encontrei esta discussão mostrando haver quem discuta e concorde comigo o que me faz pensar ter achado um princípio: https://portuguese.stackexchange.com/questions/3862/%C3%89-correto-usar-o-presente-eu-vou-para-indicar-uma-ida-futura

Só me falta confirmar se a política genérica do Duolingo é a de permitir estes casos. Por observação, parece-me que sim, que uma construção corrente não sinalizada como erro é de admitir.

PS.: Ainda não expandi suficientemente o meu nível de entrosamento com o Duolingo para saber se devia abordar este assunto desta maneira. Talvez nos foros mas teria de procurar pelo assunto, ainda me falta sensibilidade para o fazer e não queria produzir SPAM (se é que não o estou a fazer aqui).

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.