"Li miksas la oleon kun spicoj."

Tradução:Ele mistura o óleo com uns temperos.

February 7, 2019

2 Comentários


SamucaRuela

Quando que dá para saber se tem artigo indefinido na frase???

February 7, 2019

Marcionilo.

Se não houve um determinante antes do sintagma nominal, ou seja, quando um substantivo puder receber um determinante como um demonstrativo (tio/tiu), o artigo definido (La) entre outros. Se eu digo

Samuca ŝatas hundon grandan. = Samuca gosta de UM cachorro grande.

Note que no exemplo acima poderíamos usar um determinante, mas por não estar nenhum presente, podemos dizer que há um espaço aberto antes do substantivo que faz com que possamos colocar o artigo indefinido.

Samuca ŝatas LA/TIUN grandan hundon. - Samuca gosta do/Daquele cachorro grande.

Compreendeu?

February 7, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.