1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Elas falam esperanto e inglê…

"Elas falam esperanto e inglês."

Tradução:Ili parolas Esperanton kaj la anglan.

February 9, 2019

7 Comentários


HamiltonM01

Por que "Esperanton" está com letra maiúscula e "anglan" minúscula, se ambas se referem a idioma.


Keciro

porque esperanto é nome própio.


HamiltonM01

Se é por esse motivo, porque SÓ o idioma esperanto é nome próprio e todos os outros idiomas não?


Keciro

quando se usa "Esperanto" e "esperanton"?


BrunoGabri385181

"Esperanto" quando é o sujeito de uma ação:

La esperanto estas tre facila lingvo O esperanto é uma língua muito fácil

"Esperanton" quando é o objeto de uma ação:

Mia amikino parolas la esperanton Minha amiga fala esperanto

Porque o "Esperanto" está sofrendo uma ação, então usa-se o caso acusativo, adicionando "n" ao final da palavra :)


MaricleiaS3

Por que sempre tem que colocar "la" ao falar angla n?


Marcionilo.

Ao nos referirmos a línguas, geralmente abreviamos o sintagma nominal. Ao invés de dizer:

Maricleia parolas la anglan lingvon - Maricléia fala a língua inglesa.

Nós dizemos apenas:

Maricleia parolas la anglan - Maricleia fala o inglês (literalmente "fala a inglesa")

Podemos tornar o "angla" em advérbio. Nesse caso não seria necessário usar o artigo "la", haja vista que não teríamos mais um sintagma nominal, mas sim um adverbial:

Maricleia parolas angle.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.