1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. O Esperanto é a Língua do Sat…

https://www.duolingo.com/profile/oxe_Kara

O Esperanto é a Língua do Satanás ?

Olá minha gente, Tudo bem com vcs? comigo tudo ótimo!! Bom, quando eu falo pros meus amigos que to aprendendo Esperanto, muita gente me pergunta: "Esperanto é uma lingua espírita? ou "Se na igreja espírita ensinam Esperanto, então ela é do Satanás"!!!!

Que horror minha gente!!!! rsrsrssr... Bom, minha opinião é que eu não acho que o Esperanto seja do Satanás ou de alguma religião., porque ela foi desenvolvida para todos, com o objetivo de aproximar os povos, facilitando a comunicação.

Alem do mais é muito mais fácil que outros idiomas. Eu estou tentando aprender francês também, e puxa, nem se compara com a facilidade do Esperanto.

Em fim, o Esperanto foi criado para ser facil, e de todo mundo, ou seja, não pertence a nenhum país ou religião... Pertence a quem quer. Quem ama o Esperanto, promove o conhecimento.

February 14, 2019

11 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/brunocruzjunior

Diga a eles que o Papa João XXIII elogiou o esperanto, também diga que o L. L. Zamenhof foi um dos tradutores da bíblia para o polonês.


https://www.duolingo.com/profile/Marcionilo.

Estereótipos preconceituosos.


https://www.duolingo.com/profile/Skapata

O esperanto foi criado por um judeu polonês que não tinha ligação nenhuma com o espiritismo. Os primeiros esperantistas a divulgar o esperanto no Brasil eram espíritas, mas isso não significa nada, é apenas coincidência. Em outros países o esperanto começou a ser divulgado por outras pessoas, das mais diversas religiões, ou até mesmo sem religião.

O esperanto não tem ligação com nenhuma religião. Em algum dos primeiros congressos de esperanto, acho que no primeiro, os esperantistas decidiram que o movimento esperantista iria trabalhar em prol de um único objetivo, que é a promoção e uso do idioma esperanto, em todas as esferas da vida humana, seja na política, na religião, na ciência, nas artes, nos esportes etc. A única coisa a ser defendida pelo movimento é o uso do esperanto. A divulgação de qualquer outra coisa que não seja o esperanto, seja alguma religião, ideologia política etc. não é aceita pelo movimento como sendo parte do movimento. Cada esperantista pode seguir normalmente sua religião, suas crenças políticas etc. Mas o movimento divulga e defende só o esperanto. Outras coisas que os esperantistas queiram divulgar e defender devem ser feitas à parte. Isso significa que fulano pode ser espírita, beltrano pode ser evangélico etc. Ambos podem pregar e praticar suas religiões normalmente. Mas dentro do movimento, utilizando as associações de esperanto, só se deve defender o esperanto, nada mais. Senão vira bagunça. Senão um esperantista vai querer puxar o movimento para a religião dele, o outro vai querer puxar para o partido político dele etc. Cada um faça seu proselitismo, mas fora do movimento.

Mais um detalhe. Você pode usar o esperanto para divulgar suas ideias, seu partido, sua religião etc. O que você não pode é usar o movimento esperantista em si para fazer essas coisas. O movimento inclusive incentiva que você use o esperanto para tudo, inclusive para divulgar suas crenças. Mas que isso seja feito à parte do movimento.


https://www.duolingo.com/profile/Joaoviktor136

Mano, concordo plenamente, estou aprendendo francês, e o negócio é só pra quem gosta e acha o mesmo bonito kkk. Pois é dificil.kkk


https://www.duolingo.com/profile/esperantistabr

Rótulos para o esperanto e para os esperantistas existem vários. O pior que já escutei é "língua de lunático". Estas acusações nada mais são que 'nazismo intelectual'.


https://www.duolingo.com/profile/rogerioguto

O esperanto não é ligado à religião, mas pode ser usado por pessoas de qualquer crença. O próprio vaticano tem uma rádio em esperanto, é uma das línguas usada oficialmente pela igreja católica.


https://www.duolingo.com/profile/iaravivi

Que horror! Primeiramente, é um preconceito com a religião espírita. TODAS as religiões devem ser respeitadas, sem distinção. Além disso, como já foi dito, o Esperanto tem o objetivo de unir todos os povos, independentemente de religião, cultura etc. Essas frases, além de discriminatórias, distorcem completamente o ideal da língua.

Sigamos para frente no aprendizado do Esperanto!


https://www.duolingo.com/profile/esperantoedgar

Isso se deve ao apoio da Federação Espírita Brasileira ao Esperanto (é estatutário) no Brasil. O livro didático mais conhecido no Brasil é editado pela FEB (Esperanto sem Mestre). Mas isso é uma característica do esperanto no Brasil. No exterior, é um movimento laico, usado por outras religiões. No Japão, por exemplo, pode se dizer que Esperanto é coisa da Oomoto (que também divulga o idioma entre seus adeptos).


https://www.duolingo.com/profile/williammorgado

Até aonde sei, eles adotaram o uso do esperanto pq um anjo disse que essa era a língua dos anjos, na verdade, a comunidade esperancista no brasil deve muito aos espiritas, pois eles são os que mais promovem o esperanto, criando projetos em muitas cidade para ensinar o esperanto para os outros, se você quer descobrir como o avanço do esperanto no brasil está desenrolando, procure acompanhar algumas rádios "espiritas" de SP ou RJ, você vai se surpreender com tantos projetos que eles desenvolvem


https://www.duolingo.com/profile/ajfalcaoBR

"quando eu falo pros meus amigos que to aprendendo Esperanto, muita gente me pergunta: "Esperanto é uma lingua espírita? ou 'Se na igreja espírita ensinam Esperanto, então ela é do Satanás'!!!!"

Que tipo de gente é essa, Meu Deus!?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.