"Sofia loĝas en Aŭstralio."

Tradução:A Sofia mora na Austrália.

February 14, 2019

24 Comentários
Esta conversa está trancada.


jonadirson

Poderia ser : A sofia?


jamilesnts

Sim, quando vc toca no nome dela aparece tambem essa opçã.


AlvezzHele

Se pronuncia logas com sotaque espanhol?


Celioluzverde

Pronuncia-se LÔ-DJAS, com a pronúncia brasileira.


MatheusBor650397

Não, com sotaque italiano mesmo. O ''gx'' do esperanto tem a pronúncia do ''g'' italiano.


MatheusBor650397

Porque a palavra ''australio'' tem sílaba tônica em ''lio'' se em esperanto todas as palavras são paroxítonas? Isso é um erro? Não deveria ser ''aus'TRÁ' lio''?


Celioluzverde

MatheusBor650397:

AŬS - TRA - LI - O é paroxítona, em Esperanto (a sílaba tônica é LI). Aqui temos um hiato: i + o.

e em Português também é paroxítona: AUS - TRÁ - LIA (ia é ditongo crescente: semivogal + vogal).


walteraria11

No esperanto a penúltima sílaba sempre é a tônica, se não me engano


Jose_Wanderson

Não, pois, a separação correta é: aūs-tra-li-o


RssiQ

Porq A Sofia e não somente Sofia?!


Jose_Wanderson

Pois, acho que, como estamos no começo do ensino eles não permitem omitir o artigo entende? Acho que é isso ,pois faz sentido...


Jose_Wanderson

Como funciona esses sinais gráficos.


RosaNascim295641

Eu nao consigo acentuar letras consoantes. Acho q tinha que pegar um teclado la no início. Agora no teclado do celular nao há como Como posso usar esse teclado?


zazamonticello

E vocês estão fazendo um otimo trabalho eu vejo o de todo mundo até de você Hildebrando_BR


zazamonticello

Beijo para todos vocês


LuvanilXavier

O pronome A referindo a uma pessoa, aparece no início da frase, ex. A Sofia... Na frase Adamo kaj la Sofia foi considerada errada.


CelioFM

Luvanil, Luvanil!...

A não é pronome, é ARTIGO DEFINIDO SINGULAR.

Esse artigo definido, antes de nome de pessoa, é opcional em Português e não pode ser usado em Esperanto. É errado dizer "la Adamo" ou "la Sofia", mas em Português é correto (opcional) dizer "o Adão" ou "a Sofia".

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.