"Ĉu tomato estas frukto aŭ legomo?"

Tradução:Tomate é uma fruta ou um legume?

March 4, 2019

13 Comentários
Esta conversa está trancada.


CrisGraaf

Dependas de scienca fako: Laŭ la botaniko, estas frukto; laŭ la gastronomio , estas legomo; laŭ mi, estas bongusta.


hugoxrosa

Faltou dizer que na agricultura tomate é uma hortaliça, assim como pepino, berinjela, aborinha, abóbora etc. Existe a diferenciação das hortaliças de fruto e hortaliças de folha (manjericão, hortelã etc), mas ambas são produzidas em hortas, e recebem cuidados similares. Diferente das frutas como maçã, laranja, amora etc, que são produzidas em pomares.

Curiosamente, muitas frutas como maça, morango e caju entre outras biologicamente não são frutos verdadeiros, enquanto o tomate é.


hugoxrosa

Esqueci de acrescentar que não dizer hostaliça em esperanto. Alguém sabe?


rubronegramareIo

suco de tomate & cenoura é uma delícia


ThiagoSilvaViana

Tomato estas frukto!


[conta desativada]

JussaraJSilva09

    Eu coloquei a frase completamente correta e o duo colocou que está errado! Aff


RitaaCarvalhoo

    Estou tendo problemas com o áudio, vários exercícios sem áudio.


LucasKukurbo

    é assim mesmo, é porque o curso está em beta ainda


hugoxrosa

    Em português fruto e fruta são coisas diferente, haveria essa diferença em Esperanto? Isto é, há uma palavra para fruta outra para fruto, ou só temos frukto que pode significar uma coisa ou outra dependendo do contexto.


hugoxrosa

    Já me responderam em outra conversa que sim. Frukto serve para fruta e para fruto.

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.