"Jen bonaj gepatroj!"

Tradução:Eis aqui bons pais!

March 6, 2019

12 Comentários
Esta conversa está trancada.


anitanahorta

Eis uns bons pais devia aceitar, não?


rmsopinheiro

Sim, também acho. Reportei dizendo que essa resposta devia ser aceite.


rmsopinheiro

Também devia aceitar "Eis aqui uns bons pais". São tudo pequenas variantes do lado português que me parecem certas.


lemari803972

Ainda estou voando no "Eis!" e no "Eis aqui".


Celioluzverde

EIS = JEN

EIS AQUI = JEN TIE ĈI


WagnerPere736595

Boa noite pessoal. Eis bons pais, passou!


lemari803972

Eis os bons pais! tb deveria ser aceito. Mas entendo q, por ser computadorizados, não marcam todas as variações


Celioluzverde

Eis os bons pais! seria

JEN LA bonaj gepatroj!


tiasteefs

"jen" também pode ser traduzido como "aqui está" ou alguma variável do tipo?


Celioluzverde

Sim, Tia:

A ideia é exatamente essa, mas só a ideia. Pode ser interpretado assim.

Literalmente, JEN = EIS,

AQUI ESTÁ = TIE ĈI ESTAS.


WilliamRam302803

lingua esperanto é lingua dificilimo


CelioFM

O Esperanto é a mais simples de todas as línguas; por isso, presumimos que seja a mais fácil. Tem uma gramática muito simples, que pode ser resumida em 16 regras, sem exceções:

TODO SUBSTANTIVO termina em O

TODO ADJETIVO termina em A

TODO ADVÉRBIO DERIVADO termina em E

TODOS OS VERBOS terminam em I no infinitivo, em AS no presente, em IS no passado, em OS no futuro, em U no imperativo, em US no condicional

TODO PLURAL termina em J.

TODO FEMININO termina em INO

O artigo definido é sempre LA, artigo indefinido não existe

Os numerais (cardinais, ordinais, fracionários, distributivos) são formados de maneira simples, por acréscimo do sufixo adequado.

As dificuldades se apresentam por causa da Linguística, que necessariamente acompanha qualquer idioma. Há que persistir e pouco a pouco acostumar-se, internalizando a sintaxe (que é muito simples) e a formação de palavras (justaposição). Onde houver dificuldade, faça perguntas!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.