1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "É bom, que você se banhe."

"É bom, que você se banhe."

Tradução:Estus bone, ke vi duŝu vin.

March 6, 2019

2 Comentários


hugoxrosa

vin?! não seria sin?!


Mauricio_3333

Excelente observação, mas, no caso, não seria só isso. O exemplo em português apresenta um caso de hipérbato, ou seja, de inversão dos elementos que compõem a estrutura frasal, conforme a regra direta. O hipérbato, inversão, se desdobra em fenômenos que são denominados segundo o grau de intensidade da aludida inversão. Por exemplo, a anástrofe caracteriza uma inversão mais suave dos elementos na estrutura frasal, ao passo que a sínquise, uma inversão muito mais ampla. Tudo isso sem entrarmos em outro tópico, também concernente à matéria, o anacoluto. Entretanto, no caso em comento, é bom frisar que não se pode separar por vírgula elementos que estão lógica e estruturalmente ligados entre si, como, por exemplo, o sujeito e o predicado. No exemplo em tela, uma simples anástrofe, não vislumbro motivo plausível para a separação, por vírgula, entre a principal e a subordina substantiva subjetiva. Sucesso nos estudos, hugoxrosa. Parabéns pela observação, acho muito importante o aspecto de interação, bem como poder ver um mesmo fato por ângulos diversos, isso é, ou deveria ser, gratificante ao espírito de superior cultura. Nos cursos modernos, EAD, não apenas se exige, mas se valoriza a participação em discussões. Acreditemos que essa excelente ferramenta, o Duolingo, chegará lá, até porque, em verdade, se é gloriosa a iniciativa de ensinar a língua internacional, não podemos, em hipótese alguma, maltratar o vernáculo. Outro ponto essencial: a necessidade de correlação dos tempos verbais. Em português, a principal está no presente do indicativo, e a versão para o Esperanto está em tempo muito diverso. Ora, a riqueza de qualquer língua consiste exatamente em expressar um fato no TEMPO e no ESPAÇO com riqueza de detalhes, precisão.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.