1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Você é vegetariano ou você c…

"Você é vegetariano ou você come carne?"

Tradução:Ĉu vi estas vegetarano, aŭ ĉu vi manĝas viandon?

March 9, 2019

10 Comentários


Cesrio12

O segundo "ču" poderia ter sido omitido?


dhiegov

Também quero saber


Celioluzverde

Sim, Cesrio12 e dhiegov:

O segundo "ĉu" pode ser omitido, uma vez que a omissão não prejudica o entendimento.


bob303301

Qual a regra de se colocar o segundo "´c´u" ?


gwarah94

"vegetarano" não está na condição de qualidade ou atributo. Não deveria ser vegetaranA? Ex. lu bluzo estas blankA.


gwarah94

corrigindo: La bluzo....


Celioluzverde

Não, Caro gwarah94:

VEGETARANO é a pessoa vegetariana (é um substantivo).


gwarah94

Mas na tradução "Você é vegetariano", o termo "vegetariano" ocupa a função de predicativo do sujeito, ou seja, tem uma função de dar qualidade ao pronome e não de substantivo.


CelioFM

Se "vegetarano" for interpretado como substantivo, também será predicativo do sujeito, por ser complemento de um verbo de ligação.

Ex: Eu sou UM MENINO.

Mas usar "vegetarana" neste contexto também não está errado. A rigor, a pessoa vegetariana seria "vegetaranulo", mas essa expressão não é utilizada, com base no "principo de neceso kaj sufiĉo".


gwarah94

Bom dia CelioFM. Estas peculiaridades das línguas e traduções só aprendemos na prática mesmo.

Talvez no caso, aí, partindo do exemplo que você colocou, a tradução ficasse melhor assim:

Você é UM VEGETARIANO ou come carne?

Nesta tradução, fica mais claro que vegetariano indica um UM SER e não um atributo de VOCÊ. Mas minúcias à parte, sei que problemas como estes sempre existirão nas línguas e suas traduções. É importante procurarmos seguir à norma culta de ambas as línguas, mas se a ideia for clara, como neste caso, não nos prendamos a detalhes.

Obrigado pelas dicas. (y)

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.