1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "A palavra está em inglês ou …

"A palavra está em inglês ou em esperanto?"

Tradução:Ĉu la vorto estas en la angla aŭ en Esperanto?

March 11, 2019

9 Comentários


AntnioBati10

Por que foi usado "la" antes de angla e não foi usado também antes de esperanto?


SilvestreLeandro

Porque «Esperanto» é nome próprio, e como tal não é precedido de artigo. O mesmo acontece com «Latino» e algumas outras línguas; não obstante, possa-se dizer «la esperanta lingvo» e «la latina lingvo.»


BrunoA.L.

Se é nome próprio, há exercícios onde está com "e" minúsculo, e perdi a oportunidade de reportar... :(


Celioluzverde

AntnioBati10:

Antes de "angla" foi usado o artigo "la", porque estamos nos referindo ao idioma inglês. Qualquer nome de idioma vem sempre precedido do artigo "la", exceto para o nome do idioma "Esperanto". Não se diz "la Esperanto", diz-se simplesmente "Esperanto". Diz-se "la angla", "la franca", "la rusa", etc, como se fossem abreviaturas de "la angla lingvo", "la franca lingvo", "la rusa lingvo".

Dizer "la esperanta" não seria propriamente errado, apenas não é usual. É usual dizer-se simplesmente "Esperanto", com inicial maiúscula.


BrunoA.L.

Se o sentido for ""A palavra está em inglês, ou em esperanto?", como fica a virgulação em esperanto?


Celioluzverde

BrunoA.L.:

É de bom alvitre economizar vírgulas em Esperanto.

As regras para uso da vírgula são essencialmente as mesmas dos idiomas nacionais. Em E-o elas são bastante flexíveis.


FuraBolo

Oi, Bruno... interessante a sua pergunta. Contudo a frase em português não é escrita com vírgula. A escrita adequada da pergunta é: "A palavra está em inglês ou em esperanto?"


RosaniaMen3

Porque em algumas frases é anglan e outras angla?


Celioluzverde

RosaniaMen3:

ANGLA é no NOMINATIVO.

ANGLAN é no ACUSATIVO.

NOMINATIVO é o caso natural das palavras em geral (sujeito, predicativo, objeto indireto, etc).

ACUSATIVO é o caso de OBJETO DIRETO, substituição de preposição e algumas outras ocorrências, que serão estudadas mais tarde.

La ANGLA estas malfacila (nominativo, porque ANGLA aqui é SUJEITO)

Li parolas LA ANGLAN (acusativo, porque OBJETO DIRETO)

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.