"Kiu estas la avo de Adamo?"

Tradução:Quem é o avô do Adão?

March 12, 2019

6 Comentários
Esta conversa está trancada.


eduardolombello

Por que nesta pergunta não é necessário o "ču"


Marcionilo.

Porque não usamos "ĉu" quando utilizamos os correlativos interrogativos: kiu, kio, kiam, kie, kien, kies.


HenryWilliamF10

Usamos "ĉu" apenas para formar perguntas que podem ser respondidas com "sim" ou "não".


hugoxrosa

Ou em perguntars com alternativas: 'Ĉu li estas via avo aŭ via patro?"


hugoxrosa

Uma dica é usar 'ĉu' quando não tem outro jeito de saber se a frase é uma pergunta. As perguntas com k-vorto (kiu, kio, kies, etc) (quem, que, quando, onde, etc) são claramente uma pergunta.


dulcineiab20

Porque aceita como resposta o 'kio" se a resposta é "kiu"?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.