1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "Estava difícil de andar por …

"Estava difícil de andar por causa do vento."

Tradução:It was difficult to walk because of the wind.

March 13, 2019

2 Comentários


JonasHT

eu usei: It was hard walking because of the wind. está errado?


WarsawWill

Soa estranho. Geralmente depois de "it is/was" + adjetivo, descrevendo a situação, ou como aqui, uma habilidade, uma possibilidade, usamos o infinitivo com "to", e "It was hard to walk because of the wind" deveria ser aceito.

https://books.google.com/ngrams/graph?content=it+was+difficult+to+walk%2Cit+was+difficult+walking%2Cit+was+hard+to+walk%2Cit+was+hard+walking&year_start=1960&year_end=2000&corpus=15

Não como tradução aqui, mas se pode dizer:
"Walking was hard/difficult because of the wind"
- Andar era difícil por causa do vento

Mas um par de nuances. Se pode usar "walking" quando é parte de "a gerund phrase", um expressão mais longa, descrevendo algo diferente da simples habilidade de andar. Mas aqui há quase uma pausa depois de "hard". Do Google Books:

"It was hard walking against the wind and rain"
- Foi difícil andar contra o vento e a chuva

"it was hard walking up that hill"
- foi difícil subir aquela colina

"It was hard walking around with the bike due to the billions of tourists"
- Foi difícil andar por aí com a bicicleta devido aos bilhões de turistas

Note que a tradução aqui é "é difícil andar" e não "é difícil de andar, como na frase do Duo.

E se pode dizer "It was hard walking" quando "walking" é substantivo, e quando "hard" modifica o substantivo, e não se refere à situaçào, como na frase do Duo:
"We did some hard walking that day"
- Fizemos uma caminhada difícil naquele dia

Essa pergunta foi muito divertida de responder, e acho que talvez eu aprendesse algo, que:
"e difícil de fazer algo" = "it's difficult/hard to do something"
"é difícil fazer algo" = "It's difficult/hard doing something"

Obrigado. Vale um lingot.

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.