1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mia bofrato estas tridek-naŭ…

"Mia bofrato estas tridek-naŭ-jara."

Tradução:Meu cunhado tem trinta e nove anos.

March 24, 2019

10 Comentários


Mariliap0406

POR QUE 'JARA' E NÃO 'JAROJ'?


Marcionilo.

Essa forma está contraída numa forma adjetivada, por isso há a presença dos hifens.


Mariliap0406

Obrigada. Algumas coisas acho q só vou entender mais à frente, sinto falta de um pouco de teoria. Nem sabia da utilização dos hifens e dessa função de adjetivar. De qualquer forma, entendi q há possibilidades que desconheço...rs... Mas valeu a ajuda!


Marcionilo.

O jeito que eu falei pareceu ser uma coisa complicada, mas não é. Explico-me:

Você pode dizer:

Mi havas dudek-kvin jarojn. Eu tenho 25 anos de idade.

Como também pode dizer:

Mi estas dudek-kvin-jara. Eu estou/sou vinte e cinco anos de idade (traduzido ao pé da letra) é um modificador, ou seja, o famosos "qualificador" do substantivo, tradicionalmente chamado de predicativo do sujeito. Entendeu?


TSilva930533

Boa explicação. Dankon


Celioluzverde

Ô Mariliap0406, não seja tão humilde!

Usamos o traço de união (ou hífen) sempre que sentimos necessidade de usá-lo.

No exemplo

Mi havas DUDEK KVIN JAROJN, ele não é necessário, porque DUDEK KVIN = DUDEK + KVIN.

Quando você transforma o numeral DUDEK KVIN em adjetivo, aí o hífen se torna necessário, porque você acrescentará a terminação A, de adjetivo. Sem o hífen a expressão ficaria sem sentido: DUDEK KVINA (?), porque KVINA significa o ordinal QUINTO, QUINTA. Por isso, diz-se DUDEK-KVINA, ou até mesmo DUDEKKVINA.

A expressão que você utiliza será tida por correta (segundo Z), se qualquer esperantista estrangeiro entender perfeitamente o que você quis dizer. Aí a comunicação ocorreu e a expressão torna-se validada. Esperanto é mais comunicação precisa do que gramática precisa.


Kertwonesty

Deveria validar "O meu cunhado tem trinta e nove anos".


Celioluzverde

Sim, Kertwonest:

MIA = MEU, MINHA, O MEU, A MINHA.

MIAJ = MEUS, MINHAS, OS MEUS, AS MINHAS.


LucioInacio

Qual a regra para usar a expressão tridek-naŭ-jara? Já vi outras parecidas.


CelioFM

TRIDEK NAŬ é um numeral. Para transformá-lo em um adjetivo, acrescentamos a terminação A, compondo a palavra TRIDEK-NAŬA: Mi estas tridek-naŭa.

Para sermos mais específicos, podemos partir da expressão TRIDEK NAŬ JAROJ, e acrescentar ao conjunto a terminação A do adjetivo, ficando: TRIDEK-NAŬ-JARA.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.