https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Quem mais estuda esperanto por aqui?

Olá meus amigos,

Nunca tinha dado muita bola para esperanto, mas tive a curiosidade de começar a estudar, após tanto tempo de prática de outros idiomas no Duolingo (apesar de perder alguns dias de ofensiva).

Alguém mais estuda esperanto? Gostaria de saber até pra me manter motivado a estudar um idioma que apesar do grande número de falantes, e da ótima ideia de sua criação, não vejo tanta utilidade nela atualmente no dia a dia.

Se alguém conhecer mais da cultura do Esperanto e quiser me ajudar a entender melhor, seria muito legal também.

Abraços a todos!

March 25, 2019

13 Comentários


https://www.duolingo.com/VinciusNeves

Eu comecei a estudar Esperanto faz dois dias, e estou adorando. No dia a dia de fato não terá grande utilidade, mas sua facilidade e seu valor propedêutico é algo que me motiva demais a continuar estudando o idioma.

March 25, 2019

https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Esse é um dos motivos que me fizeram começar a estudar também.

March 26, 2019

https://www.duolingo.com/Marcionilo.

Eu conheci o Esperanto em 2011. À primeira vista me pareceu que eu estava estudando algo apenas por mera ocupação de tempo, mas desde 2013, quando comecei a participar mais da comunidade esperantista, a minha rotina de vida foi totalmente modificada. Para um jovem do interior do Estado de Pernambuco o Esperanto abriu novas possibilidades de visões de mundo e me fez vivenciar experiência únicas.

Viagens a nível nacional e internacional.

Contato com cultura de novos países.

Acesso a obras literárias de diversas partes do mundo.

Facilidade na realização do curso de Letras (pois o idioma me ajudou no Latim)

Maiores conhecimentos sobre meu próprio idioma, o que facilita a minha prática profissional como professor de língua portuguesa.

entre tantas outras possibilidades..

March 26, 2019

https://www.duolingo.com/Baggins_B

Marcionilo, antes de iniciar o curso aqui no Duolingo, eu pesquisei sobre Esperanto e dei uma olhada na incubadora. Lá eu vi seu perfil como colaborador e sua cidade. Também sou de Pernambuco, e de certa forma eu já me sinto um pouco orgulhoso disso. hahaha.

May 18, 2019

https://www.duolingo.com/Marcionilo.

Saluton! Fico muito feliz com esse seu reconhecimento, meu conterrâneo! Pelo jeito, você parece ser uma pessoa muito especial em ter esse tipo de pensamento. Muito obrigado mesmo. De qual cidade você é?

May 19, 2019

https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Poxa, muito legal! Obrigado por compartilhar sua experiência!

March 26, 2019

https://www.duolingo.com/librulino
Mod
  • 245

Olá! Eu falo esperanto há dez anos e posso afirmar que meu conhecimento de mundo e as amizades que eu tenho não seriam as mesmas sem a língua, hehe. Conheço gente de muitos países diferentes por causa do esperanto, e uso a língua todo dia pra falar com essas pessoas, inclusive com meu namorado, que é italiano, mora na França, e que eu conheci em um congresso internacional de esperanto que aconteceu em Portugal, hehe. :)

March 28, 2019

https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Poh, muito legal! Espero aprender bastante!

April 1, 2019

https://www.duolingo.com/Urtjcks

tô engatinhando no esperanto há 2 meses ! no começo doía os cílios auriculares ! pensavæu : | diabé isso ¿!?¡ | mas depois fui pegando as manhas & uns poucos macetes ! sigo ultimamente ~ me jogando ~ tenho gostado bastante de sentir as sutilezas que o esperanto apresenta como ferramenta comunicativa, para trocas de saberes & reencontros com novas culturas ! se joga kara ! a afordância linguística do esperanto é encantadora ! ^_^

ĝis la revido !

March 28, 2019

https://www.duolingo.com/salivanto

Alguém mais estuda esperanto?

Mi ŝatus respondi al via demando, sed bedaŭrinde mi vere ne parolas la portugalan. Mi tamen flue parolas Esperanton. Post kiam vi lernos Esperanton, eble ni povos konversacii. :-)

March 25, 2019

https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Bueno, estoy a ver que tu estás en el nivel veinte dos en español, entonces, probablemente, tu hablas español, correcto? Yo aún no hablo esperanto, pero ya empezé mis estudios, por lo tanto, cuando yo sea fluido, nosotros hablamos. Fuerte Abrazo!

March 25, 2019

https://www.duolingo.com/salivanto

Aprendo español. Mi parolas Esperanton. :-)

March 25, 2019

https://www.duolingo.com/Baggins_B

Começando hoje, Ed. Estou sentindo que vai ser uma boa experiência.

May 18, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.