1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Tu consegues responder a per…

"Tu consegues responder a pergunta dela?"

Tradução:Ĉu vi kapablas respondi al ŝia demando?

March 25, 2019

7 Comentários


gherlan_aires

Pergunta rápida: quando devemos utilizar kapablas e o povas?


Marcionilo.

Boa pergunta! Olha, eu nunca havia parado para pensar entre a distinção entre "kapabli" e "povi", mas conversando com meus botões a gente pode inferir a seguinte situação:

kapabli (ser capaz de) pertence à ideia de que temos a capacidade de realizar determinada ação, mas o verbo "povi", além de significar isso, ele também contém a ideia de permissão, por exemplo:

"Gherlan kapablas kanti, sed li ne povas fari tion nun!" - Gherlan é capaz de cantar, mas ele não pode fazer isso agora

Percebeu a diferença?


thalitabmartins

A frase original, "Tu consegues responder a pergunta dela?", deveria ter crase, pois o verbo "responder" é transitivo indireto.


Keciro

respondi "Ĉu vi kapablas respondi al ŝian demandon?" e apareceu que "Ĉu vi kapablas respondi al ŝia demando?" tambḿe era válido, porque o acusativo é opcional aqui?


TSilva930533

Ĉu vi kapablas respondi ŝian demandon ~ Está correcto? Dankon

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.