"Tu consegues responder a pergunta dela?"

Tradução:Ĉu vi kapablas respondi al ŝia demando?

March 25, 2019

4 Comentários


gherlan_aires

Pergunta rápida: quando devemos utilizar kapablas e o povas?

March 25, 2019

Marcionilo.

Boa pergunta! Olha, eu nunca havia parado para pensar entre a distinção entre "kapabli" e "povi", mas conversando com meus botões a gente pode inferir a seguinte situação:

kapabli (ser capaz de) pertence à ideia de que temos a capacidade de realizar determinada ação, mas o verbo "povi", além de significar isso, ele também contém a ideia de permissão, por exemplo:

"Gherlan kapablas kanti, sed li ne povas fari tion nun!" - Gherlan é capaz de cantar, mas ele não pode fazer isso agora

Percebeu a diferença?

March 26, 2019

gherlan_aires

Jes, dankon.

March 26, 2019

thalitabmartins

A frase original, "Tu consegues responder a pergunta dela?", deveria ter crase, pois o verbo "responder" é transitivo indireto.

April 1, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.