1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Há manteiga demais sobre ele…

"Há manteiga demais sobre ele!"

Tradução:Estas tro da butero sur ĝi!

March 31, 2019

8 Comentários


eliza172148

Saluton! Alguém pode me esclarecer o porque desse "da" na frase? Dankon!


Almir_Loureiro

[da] é a preposição [de] quando se trata de medida, quantidade.


caiocastrov

Saluton, amikoj. Vocês saberiam me explicar a diferença entre "tre" e "tro"?


Almir_Loureiro

Saluton! Tre e tro são advérbios. Tre - muito, de intensidade. Ex. - Tre pluvas. Chove muito. Tro, muito, exagerado. Ex. - Tro pluvas. Chove muito, chove exageradamente.


caiocastrov

Mi komprenis. Dankegon.


BarcellosMaria

Estas tro da butero sur li! ele pode ser ĝi au li, depende da interpretação de cada um, se está falando sobre coisa/animal ou pessoa. Por que não poderia?


Almir_Loureiro

Li, refere-se a ele, pessoa do gênero masculino. Ği refere-se a coisa ou criança. No caso do exercício se refere ao excesso de manteiga sobre ele o pão ou sanduíche. Não lembro. Então, conforme a gramática do esperanto, seria o pronome neutro ği - ele/ela.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.