1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "The house on the left is the…

"The house on the left is theirs."

Tradução:A casa à esquerda é deles.

April 2, 2019

5 Comentários


kiga_taaaaoooo

"A casa a esquerda são deles": O verbo "ser" concorda ora com Sujeito, ora Predicado. Neste caso deve se seguir a ordem 1º) Pessoa, 2º)Pronome, 3º) Coisa. Portanto: "A casa... são deles", o verbo tem que concordar com o pronome "deles" por hierarquia


WarsawWill

Talvez você tenha razão; não sou um falante de português, mas sendo interessado em linguística eu não pude deixar de fazer alguma pesquisa:

No Google, o uso do verbo no singular é muito mais comum:
”a casa é deles” - 148
”a casa são deles” - 22

Além disso, em fontes publicadas, o “é” parece dominar:

”A casa é deles”
Tribuna do Norte, também no Overmundo br

”Mas hoje, agora, a casa é deles”
Huffpost br

Encontra-se também em textos académicos:
”A casa agora é deles”
Título de um texto no Processo seletivo Semec 2015
Universidade Estadual de Piaui

Outros exemplos na imprensa:
“A praça é deles, e a conta é nossa”
Folha de São Paulo

“A festa também é deles”
O Jornal do Paraná

”A culpa é deles”
Agora São Paulo, UOL

Então, certa ou errada, a construção do Duo parece ser a mais comum em publicações.

Eu olhei vários sites sobre a concordância com "ser", e entendo que “ser” pode concordar com um substantivo ou pronome no predicado. Mas infelizmente não consegui encontrar nenhum exemplo com "deles", e eu me pergunto se “deles” realmente seja pronome, que pode exigir concordância. Nos dicionários “dele” é listado como contração, “Junção da preposição ‘de’ com o pronome pessoal ‘ele’ (Dicio).


Dethling1

Kiga, você está errado. A casa é, e não qualquer outra coisa. O verbo se refere à casa, que é uma no exemplo. Como se diferiria "a casa à esquerda são deles" de as casas à esquerda são deles"? Isso sequer faz sentido de qualquer ponto de vista.


Mika256800

Eles são os donos da casa, então a casa é deles.


josdiogode

A casa deles é à esquerda. Nós falamos assim e é perfeitamente compreensível.

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.