https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Usos do ING

Você já se perguntou alguma vez o por quê, em alguma frase que leu/ouviu, o verbo estava com ING e não era gerúndio traduzindo? Então esse post foi escrito para você. Primeiramente, eu tenho dito, tente aos poucos se libertar de traduções, tem coisas que realmente não dá para ficar fazendo associações e tentar entender a partir do português.

Bem, nós geralmente aprendemos que o ING é o gerúndio, e quando acrescentamos ao verbo, este ganha o adendo do (ando/endo/indo) e significa que é uma ação que está sendo executada no momento (presente contínuo), portanto:

I am writing a text (Eu estou escrevendo um texto)

Mas o gerúndio no inglês não é relacionado a um tempo verbal mas sim a um verbo que é usado como substantivo (nome).

1) Nós o usamos após preposições (of, in, to, with, at, on, from, after...)

After studying all day for that test, I deserve some fun (Após estudar o dia todo para aquele teste, eu mereço alguma diversão)

I am tired of washing dishes everyday (Eu estou cansada de lavar pratos todo dia)

2) Após alguns verbos (Ah, mas e aí, quais? - Sobre isso, eu posso citar alguns aqui, mas vocês vão aprendendo com a prática mesmo, não se trata de eu fazer uma lista aqui para decorarem, mas entrarem em contato com o inglês). Exemplos: Imagine, understand, begin, try, practice, enjoy, like, hate, continue, finish... O verbo que receberá o ING não são esses citados, são os que vêm após eles:

I like studying english (Eu gosto de estudar inglês) - Poderia ser I like to study english? Sim, poderia também, a tradução ficaria a mesma.

My brother hates waking up early (Meu irmão odeia acordar cedo)

3) Quando o verbo acaba por ser o sujeito da frase.

Studying is good for the brain (Estudar é bom pro cérebro)

Learning English isn't as hard as you think (Aprender inglês não é tão difícil como você pensa/acha)

4) Alguns hobbies, atividades que você ou determinada pessoa faz (é comum que venha com acompanhamento do "go") - A exemplo: Go shopping, go swimming, go hiking, go boating, go bowling...

I don't wanna go bowling (Eu não quero ir jogar boliche - OBS: Porque sou um fracasso)

I want to go shopping, but I don't have money (Eu quero ir às compras, mas eu não tenho dinheiro)

5) Verbos de percepção. Mas o que é isso? Quando falo percepção me refiro a realmente perceber, através dos sentidos. Então exemplos de verbos de percepção são (see, hear, watch...)

I saw him sleeping on the ground (Eu vi ele dormir no chão)

I heard you singing in the shower (Eu ouvi você cantar no banho)

6) Verbos que indicam atividades paralelas (acontecendo ao mesmo tempo - então novamente nós teremos dois verbos e o segundo que recebe o ING)

I walk listening to music (Eu caminho/ando a escutar música - Mas ninguém (BR) fala assim, né gente? Então faria mais sentido: Eu caminho/ando escutando música [e ressurge o gerúndio da nossa língua])

7) A forma que alguma coisa funciona/modo de uso.

You can turn on the TV by pressing this button (Você pode ligar a TV pressionando esse botão)

Fora isso, pessoal, é possível ver o ING em adjetivos (exemplo: exciting- emocionante, amazing - incrível, boring - entediante) e também palavras compostas (swimming pool - piscina, driving lessons - aulas de direção), mas para ver é preciso entrar em contato, então vamos em frente?

Bons estudos e boa prática!

April 5, 2019

34 Comentários


https://www.duolingo.com/Carl_os
Mod
  • 2167

Parabéns pelos seus posts DanielaMota22. Muito bem escritos e super úteis. Bons na forma e no conteúdo. Continue assim. Esta ajudando muito mais gente do que pensa. Você me faz lembrar os bons tempos do Duo, onde havia muita gente boa fazendo posts super interessantes onde nós todos aprendíamos muito mais. Onde havia gente interessada em aprender e gente interessada em ajudar. Congrats!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Carlos, você é muito gentil e o seu comentário me deixou muito contente. Acho que tenho sido uma rebelde no Duolingo (não no sentido de quebrar e destruir, mas de tentar provocar revoluções e reflexões, haha)... Com isso eu recebo críticas e encontro pessoas não receptivas ao conhecimento no caminho, mas quando recebo elogios ou um "eu nunca esquecerei isso", me lembro do porquê tudo isso faz sentido. Escrever pra mim sempre foi revigorante... Agora juntar a escrita com uma língua que amo aprender, pra mim é espetacular! O aprendizado não acontece apenas no caminho unilateral de quem ensina e quem aprende, é uma troca infinita, e vivenciar isso é sensacional, e através do Duolingo isso tem sido possível.

Muito feliz em evocar em você essas memórias, e acredito que o pouco que trazemos para contribuir que este tempo volte (ou construir um novo tempo), faz a diferença.

Abraços e obrigada pelo apoio, pelo comentário e por reaparecer aqui, de verdade.

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Carl_os
Mod
  • 2167

Nossa, que lucidez! É isso. Vamos juntos buscando um novo amanhã, que seja igual ou melhor que ontem, mas que todos não tenhamos dúvidas de que tentaremos sempre evoluir. Continuemos!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Israel_Ramon

Uma coisa interessante para entender que o inglês, como qualquer outro idioma, está sujeito a essas diferenças sutis pode ser relaciona-lo ao caso da nossa própria língua portuguesa. Na Universidade em que estudo recebemos estudantes vindos de países da África e Timor-Leste (Ásia), integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e por terem sido Colônias Portuguesas até não muitas décadas atrás a gente percebe certas diferenças linguisticas que os aproximam mais dos lusitanos do que com a gente. Uma delas é essa, as formas nominais do verbo. A gente faz uso do gerúndio o tempo quase todo. Por outro lado, raramente os vejo fazer mesmo. De modo que eu escrevo "estou escrevendo este texto", e um africano escreverá "estou a escrever este texto".

Claro que neste caso os dois modos são possíveis e estão corretos, assim como você observou no item 2); As exceções, e outras possibilidades a gente só aprende na prática mesmo. Muito bom seu texto, assim como os outros que postou. Bons estudos e um abraço.

April 5, 2019

https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Não só um africano, um português também escreveria "estou a escrever este texto".

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Muito bom, obrigada pela sua contribuição trazendo a sua experiência, isso enriquece o texto. De fato, usamos o gerúndio demais. Acompanho uma youtuber de Portugal e é essa a forma de falar "a fazer" "a escrever" "a tentar". Nós temos muitas variações dentro de uma mesma língua, imagina de línguas diferentes... Por isso quando ficamos a traduzir tudo (olha eu evitando o gerúndio), ficamos confusos. Concordo totalmente. Gratidão e abraço.

April 5, 2019

https://www.duolingo.com/Paulo1287

Oi Dani, estou amando competir com você, esta sendo um grande incentivo pra mim. Mas você é muito estudiosa hem? Mais umas vez fica meus parabéns!

April 11, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Que bom!! Essa semana tá um pouco corrida mas tô fazendo o possível, hehe. Abraço.

April 12, 2019

https://www.duolingo.com/Paulo1287

Seus seus posts são excelentes e nos ajudam muito. Obrigado e meus parabéns!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Oh, Paulo, muito obrigada a você pelo comentário reforçador. See you!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Kyria_stephannie

Vou aprender ainda isso isso isso!

April 10, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Yeah!

April 11, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Posts anteriores, caso tenha interesse:

Uso WILL ou GOING TO? https://forum.duolingo.com/comment/31517165

Preposições: In, on e at https://forum.duolingo.com/comment/31456213

Still, Already e Yet https://forum.duolingo.com/comment/31419189

April 5, 2019

https://www.duolingo.com/Antonio681013

Dear Daniela, ótimo texto. O que tenho a comentar é que não existe "gerúndio" em inglês como verbo. Essa é a grande confusão que os estudantes nativos de línguas latinas, no nosso caso o português brasileiro, fazem, pois o "gerúndio" no inglês é o nome derivado da ação do verbo, por exemplo swim (nadar) swimming (natação), run (correr) running (corrida), etc. Não tem nada a ver com o modo verbal "present participle", esse sim seria o nosso "gerúndio". Então uma forma fácil de identificar se o verbo é gerúndio ou não é saber se ele está sendo usado na frase como nome e não como verbo (progressive/continuous) . Um forte abraço e bons estudos.

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Boa pontuação, Antonio. Acho que é importante que saibamos que quando falamos gerúndio (em português e inglês), estamos falando de coisas diferentes. Gerúndio não está atracado a um tempo verbal como usualmente pensamos, mas a um verbo usado como um substantivo. A exemplo a frase do post "I am tired of washing dishes", este washing está no gerúndio (não para nós e nossas traduções mirabolantes, mas sim para a língua em questão). Já na frase "I am writing a text" (escrevendo), aí já falamos de present participle (que é usado na formação do continuous).

Abraço.

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Carl_os
Mod
  • 2167

Também muito boa sua observação DanielaMota22. Luzes nesta questão são inteiramente bem vindas. Com certeza são dúvidas que muitos de nós temos.

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Carl_os
Mod
  • 2167

Realmente boa pontuação, Antonio. Pessoalmente nunca tinha visto uma explicação fazendo esta diferenciação, muito interessante. Talvez, entendendo sua explicação fique mais fácil para nós saber quando vamos aplicar o "falso gerúndio" (usar como nome, não como verbo) nas frases em Inglês.

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/ZOKLA.19

Como sempre disponibilizando conteúdos de maneira a ajudar alunos tanto iniciantes como os veteranos também, sucesso querida , obrigado pela ajuda informativa do conteúdo didático de seus estudos,e por nós fornece tal acesso a eles, parabéns e continue....

April 6, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Que bom ler isso! Muito obrigada pelo comentário, e sucesso pra você também!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Ed_Martins

Great post Dani! Many students will enjoy this content, including me! Congrats and thank you very much!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Oh, thank you very much for always being here and for your coment. It's my pleasure.

See you!

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/Alternativapet

Acabei de ver esta explicação no novo Duolingo, achei interessante. Se um verbo tem apenas uma sílaba e termina em consoante‑vogal‑consoante (por exemplo, run), você deve duplicar a última consoante. run: correr - running:​ correndo​ swim: nadar​ - swimming​: nadando​

April 11, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Sim, esse é o famoso CVC - consoante, vogal, consoante. É importante que estejamos atentos para que não pensemos que é só adicionar o "ing" que estará tudo certo.

Também temos a regrinhas dos verbos terminados com e, em que eles perdem esse e e ganham o ing, exemplo: dance - dancing. Os que terminam com ie o perdem e substituimos por y+ing, exemplo: die - dying.

Abraço.

April 22, 2019

https://www.duolingo.com/luiz868182

thankyou very much

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

You're welcome! :)

April 7, 2019

https://www.duolingo.com/MariaErida9

Daniela, ainda não tinha despertado para observar os seus post,mas agora percebo o quanto são interessantes para nos ajudar a compreender melhor o aprendizado desse idioma. Vou continuar fazendo a leitura de seus posts. Muito bom mesmo!

April 24, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Muito obrigada, Maria. Espero que possam te ajudar de alguma forma. Abraço.

May 12, 2019

https://www.duolingo.com/xLucian

Ótimo post e contribuição para estudantes de inglês.

Principalmente porque as vezes é meio automático a gente pensar no ING como gerúndio e não usar suas outras funções.

Pelo menos para mim, é muito tranquilo reconhecer quando estou lendo e ouvindo, mas aplico muito pouco. É muito, muito comum eu escrever/falar: I like to study ao invés de usar o studying. É falta de costume mesmo, não adianta saber das regras, tem q se habituar a usar pra ficar natural pro cérebro.

April 6, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Oh, muito obrigada. Isso mesmo, verdade. E aí ficamos perdidos quando vemos eles em frases que não estão no presente contínuo, ainda mais se estivermos acostumados a traduzir tudo que vemos pela frente. Depois que estudei sobre passei a aplicar muito mais, e de forma natural. Sim, temos que acostumar mesmo. Não adianta só saber a regra, temos que pôr em prática, senão não passará de um emaranhado de informações no nosso cérebro que logo será descartado. Abraços.

April 6, 2019

https://www.duolingo.com/Alternativapet

Só queria deixar claro uma coisa: Você é fera Daniela, tanto pelo saber, quanto por disponibilizar seus conhecimentos. Obrigado.

April 6, 2019

https://www.duolingo.com/DanielaMota22

Gratidão pelo seu comentário! Fez o meu dia. Recentemente vi uma frase que gostei muito: "No one has ever become poor by giving". Escrever aqui me ajuda a consolidar o que já estudei e me enriquece poder ajudar de alguma forma. Por nada, abraço.

April 6, 2019

[conta desativada]

    young, beatiful and smart

    April 6, 2019

    https://www.duolingo.com/DanielaMota22

    Wait, are you talking about the post or about me? lol

    April 6, 2019

    https://www.duolingo.com/Ed_Martins

    I believe he is talking about you! LOL

    April 7, 2019
    Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.