1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "O nosso almoço é sem carne; …

"O nosso almoço é sem carne; ele é vegetariano."

Tradução:Nia tagmanĝo estas sen viando; ĝi estas vegetara.

April 8, 2019

5 Comentários


MarceloCoccaro

Não entendi porque é "ĝi" e não li? A menos que seja um almoço com um animal que não come carne ou uma criança. Não é mesmo?


Marcionilo.

Ĝi é um pronome que retoma "o almoço", pois este último se enquadra na categoria de "coisa", e o pronome "ĝi" se refere a coisas, objetos, animais.


MarceloCoccaro

Ahhh... agora sim entendi. Eu tinha imaginado uma pessoa explicando para outra, que o convidado era vegetariano. Muito obrigado pela explicação Marcionilo.


AlucardJrOficial

Ah sim, agora eu entendi! Vegetariano é o almoço e não uma terceira pessoa.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.