"Ĉu ili mendas kvar kilogramojn da fragoj?"

Tradução:Elas pedem quatro quilos de morango?

April 10, 2019

10 Comentários
Esta conversa está trancada.


AntnioBati10

No dicionário de Ismael Gomes Braga tem como tradução de "mendi" = encomendar e pedir. E no dicionário Português/Esperanto de Allan Kardec Afonso Costa temos: mendi = encomendar e peti = pedir. Coloquei na tradução da frase "Elas encomendam quatro quilogramas de morangos?" Por que não foi aceito?


Celioluzverde

AntnioBati10:

Entendo que "Eles/elas encomendam quatro quilogramas de morango" deveria ser aceito como válido. Aliás, como mais válido do que a resposta apresentada pelo DL.

Porque PEDIR = PETI e

ENCOMENDAR = MENDI.


inayetdias

ili não deveria ser eles ou elas? se eu optar por um ou outro ambos não deveriam ser aceito ?


Silviorio

Entendo que ambos são aceitos, mas imagino que as traduções prefiram "ela" para reforçar a ideia de masculino e feminino uma vez que "ele" equivale a uma forma não marcada.


adriano131313

Boa noite.. Eu tendo a traduzir 'Ili' sempre no masculino salvo alguns q se nota que se traduz para o feminino tipo 'ili havas jupon'nao sei se escrevi ou me fiz entender, poderia explicar se possivel onde estao as nuances nao claras? Obrigado!!


Fmlleao

Fragoj (plural?)


jhenriquebg

4 quilos de morango, ou 4 quilos de morangos?


apologiah

Quatro quilos de morangos Do mesmo jeito que em português nós colocamos o S no final da palavra para indicar plural, em esperanto colocamos o J Então toda palavra terminar com J é um plural


Celioluzverde

Talvez as únicas exceções sejam KAJ e TUJ, que terminam em J e não são plurais...

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.