"Nós estaremos jantando às seis horas."

Tradução:We will be having supper at six o'clock.

April 22, 2019

10 Comentários
Esta conversa está trancada.


artesdamar

Quando usar supper e quando usar dinner?


PereiraAntonio

"Estaremos jantando" é um erro chamado gerundismo feito através da tradução literal malfeita do inglês. Reportei em 22/04/2019.


tania448623

Gerundismo não é um erro, é um vício de linguagem. Pode ser identificado quando se usa abundantemente verbos (normalmente 3 verbos) para transmitir uma ideia quando um ou dois verbos seriam suficientes. Exemplo clássico de gerundismo: "Vou estar retornando sua chamada." Frase com 3 verbos que poderiam ser substituídos por 2 ou 1. Ex1: "Retornarei sua chamada (1 verbo)". Ex2: "Vou retornar sua chamada (dois verbos)." É necessário também ressaltar que o simples fato de de usar 3 verbos, não implica imediatamente em gerundismo. "Quando meu pai chegar do trabalho, VOU ESTAR ESTUDANDO" Uso de 3 verbos, indicando o desenvolvimento de uma ação em simultâneo com outra. "Nós estaremos jantando às seis horas." ou "Nós estaremos jantando se você se atrasar.", são frases perfeitamente aceitáveis, em termos sonoros e gramaticais.


Marcos_Cassimiro

Uma excelente aula de português dentro do estudo de inglês. Ótimo.


tania448623

Obrigada, Marcos. Foi gentileza sua. Minha intenção principal foi a de tentar tirar o "satanismo" que envolve o gerúndio. Houve uma época, mais por onda, que por questões gramaticais, que se fez uma campanha repetitiva condenando o uso do gerúndio, de forma rasa e sem aprofundamento. É claro que é feio, se usado desmedidamente, mas apenas se usado sem freios; de resto, pode e vai muito bem se usado quando se faz necessário ou alternativo. Abraços!


Patwicca

Tá pode ser só um vício. Um vicio q gostaríamos de evitar


tania448623

Apenas evite se for abusivo (por exemplo com 3 verbos para uma mesma ideia de ação). De resto, há muito preconceito com o gerundismo. Alguém disse que é vício e como "vício" é algo com o que ninguém quer ser associado, isso acabou sendo replicado como algo horroroso e condenável, mas não é para tanto, é só verificar se o uso se justifica em razão da ideia que a oração quer passar. É bom tirar a gordura excessiva, mas não é preciso viver apenas de folhagens. Equilíbrio e bom senso ajudam em tudo.


JayOwl

Yes indeed ;)


MaximilianoJ.

Como eu poderia escrever essa frase sem usar o gerúndio? Se você chegar depois das nove horas, nós já estaremos jantando. Esse exemplo mostra o uso perfeito dessa "perseguição" ao gerúndio.


tania448623

Comentário brilhante, Maximilian!

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.