1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Como o aprendiz vai para a c…

"Como o aprendiz vai para a casa?"

Tradução:Kiel la komencanto iras al la domo?

April 29, 2019

5 Comentários


Socrates-Bastos

Gente, aprendi na escola que aprendiz poderia ser "lernanto"!


Celioluzverde

Socrates-Bastos:

Você tem razão.

APRENDER = LERNI

aprendiz = lernanto

COMEÇAR = KOMENCI

iniciante = começante = komencanto.

Mas O APRENDIZ, neste contexto, tem o significado de O INICIANTE.


jotac1

Não pode ser "iras al la hejmo"?


Socrates-Bastos

Hejmo quer dizer LAR! Nunca esquecerei disso porque a tradução para o esperanto do livro 'Nosso Lar' é 'Nia Hejmo'. Atente-se que muitos substantivos do esperanto provém do latim e DOMUS é casa naquele idioma!


Marcionilo.

"hejmo" significa "lar" no sentido subjetivo; "domo" significa casa no sentido concreto, mas na fala, falantes do português costumam falhar na escola por ignorar essa nuance do esperanto.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.