"Eu ainda não o imprimi."
Tradução:I haven't printed it yet.
30 ComentáriosEsta conversa está trancada.
Have aqui é o present perfect
Aqui estão 2 pequenos e excelentes vídeos para aprender de uma vez por toda este tempo verbal.
Parte 1 https://youtu.be/-huS1Yt7vJg
Parte 2 https://youtu.be/Ode1JxdTGJg
Present Perfect Simple
Este tempo verbal é usado para ações que ocorreram num tempo indefinido (não relevante ou conhecido) no PASSADO (Não confunda o nome com o tempo, o tempo chama-se Present Perfect, mas expressa uma ação ocorrida no passado) ou ainda eventos que começaram no passado e ainda estão acontecendo (ações que ainda não terminaram). No 2º caso, é muito comum aparecer since e for.
Lembre-se de que o simple past deve ser usado sempre que o momento em que a ação ocorreu estiver mencionado ou implícito no contexto.
DICA
Simple Past refere-se apenas a ações passadas que acabaram em um tempo definido no passado. Frequentemente é usado com advérbios de tempo como yesterday, yesterday morning, last week, last month, last night, the day before yesterday, three years ago, in 1998, in the twentieth century, etc. Quando o fato ocorreu pode ser expresso ou apenas subentendido.
Present Perfect Simple pode expressar ações passadas que acabaram em um tempo não definido no passado ou ações que ainda não terminaram. Normalmente é usado com advérbios de frequência como already, yet, still, ever, always, never, just, only, etc. Estes advérbios não são períodos de tempo específicos.
I worked at that company for 5 years. Eu trabalhei naquela empresa por 5 anos. (SP)
I have worked at that company for 5 years. Eu trabalho naquela empresa há 5 anos. (PP)
She worked at the hospital till 2014. Ela trabalhou no hospital até 2019. (SP)
She has worked at the hospital since 2019. Ela trabalha no hospital desde 2014. (PP)
I have been a teacher for 23 years. Eu sou professor há 23 anos. (PP)
He has been a businessman for twenty years. Ele é empresário há vinte anos. (PP)
I saw two police cars this morning. Eu vi dois carros da polícia esta manhã. (A manhã já terminou)
I've seen two police cars this morning. Eu vi dois carros da polícia esta manhã. (A manhã ainda não terminou)