1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Dizem que o esperanto é uma …

"Dizem que o esperanto é uma língua fácil."

Tradução:Oni diras, ke Esperanto estas facila lingvo.

May 8, 2019

5 Comentários


kakarloscoelho

Não deveria ter um "la' antes de "Esperanto"?


Celioluzverde

Não, kakarloscoelho:

NUNCA se pode usar LA antes da palavra ESPERANTO.


aventureirorico

Por que não? Em outras línguas sempre termina com a letra A. La angla La franca La germana Etc Só o esperanto termina com O


CelioFM

aventureirorico:

ESPERANTO é um substantivo (= aquele que tem esperança).

ANGLA, FRANCA, GERMANA, são adjetivos.

ANGLO, FRANCO, GERMANO, são substantivos (pessoas nascidas nos respectivos países: Inglaterra, França, Alemanha).

La germana, por exemplo, é abreviatura de la germana lingvo.

Pode-se dizer também la esperanta lingvo, mas nunca la esperanta apenas, porque esperanto não é uma pessoa nascida em Esperantujo. É mais usual dizer-se apenas ESPERANTO, sem o artigo definido (o uso do artigo seria um erro gramatical).


RosaniaMen3

Por que ONI no começo da frase?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.