"Dizem que o esperanto é uma língua fácil."

Tradução:Oni diras, ke Esperanto estas facila lingvo.

May 8, 2019

10 Comentários
Esta conversa está trancada.


kakarloscoelho

Não deveria ter um "la' antes de "Esperanto"?


Celioluzverde

Não, kakarloscoelho:

NUNCA se pode usar LA antes da palavra ESPERANTO.


aventureirorico

Por que não? Em outras línguas sempre termina com a letra A. La angla La franca La germana Etc Só o esperanto termina com O


CelioFM

aventureirorico:

ESPERANTO é um substantivo (= aquele que tem esperança).

ANGLA, FRANCA, GERMANA, são adjetivos.

ANGLO, FRANCO, GERMANO, são substantivos (pessoas nascidas nos respectivos países: Inglaterra, França, Alemanha).

La germana, por exemplo, é abreviatura de la germana lingvo.

Pode-se dizer também la esperanta lingvo, mas nunca la esperanta apenas, porque esperanto não é uma pessoa nascida em Esperantujo. É mais usual dizer-se apenas ESPERANTO, sem o artigo definido (o uso do artigo seria um erro gramatical).


RosaniaMen3

Por que ONI no começo da frase?


CelioFM

RosaniaMen3:

ONI é o pronome pessoal indefinido = a gente = neguinho.


LucasKukurbo

n eh a gente, a gente= ni, oni nao existe no portugues, ele é marcado pelo final do verbo "oni vola mangxi" oem portugues é quer-se comer, o sujeito existe, mas eh indefinido


Celioluzverde

Segundo o PIV:

★oni. Pron., signifanta «iu ne menciita persono»; «kelkaj aŭ multaj personoj»; «la homoj ĝenerale».

É exatamente a indefinição o que caracteriza o pronome ONI, correspondente ao pronome A GENTE, em Português, segundo se depreende do Grande Dicionário Esperanto-Português, de Ismael Gomes Braga, ed. Cooperativa Cultural dos Esperantistas, RJ.


[conta desativada]

    Resumindo: Esperanto não e facil.


Celioluzverde

    Fácil nenhum idioma é. O aprendizado do E-o demanda dedicação e tempo, perseverância e continuidade. É a mesma dedicação demandada para o aprendizado de outros idiomas. Mas o tempo exigido é muito menor e os resultados práticos são muito maiores, devido às infinitas irregularidades e exceções existentes nos idiomas nacionais. O E-o busca não ter exceções e tem uma gramática muito mais simples.

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.