"Eles estão acabando suas tarefas de casa."

Tradução:Ili estas finantaj siajn hejmtaskojn.

May 8, 2019

5 Comentários
Esta conversa está trancada.


kakarloscoelho

Pq "finantaj" é no plural?


Mauricio_3333

Prezado esperantista, sua pergunta é interessante. Acredito que muitos possam ter essa dúvida, mas não têm a coragem de perguntar, ao passo que outros sequer têm raciocínio para formular semelhante dúvida. Veja bem, sempre temos a tendência de fazer uma comparação com aquilo que conhecemos, ou seja, pintamos os quadros da vidas com as cores que possuímos. Assim, deve esquecer a estrutura da nossa língua nativa. Perceba que, tirando a marca do plural - morfema gramatical da pluralidade /j/ -, a palavra termina em /a/, o que significa que é um adjetivo, certo? Ora, o adjetivo deve concordar com o termo que o rege, certo? Então, no caso, o sujeito está no plural, por isso o adjetivo deve concordar com aquele, ou seja, deve flexionar para o plural. Enfim, não é um gerúndio, como ocorre em português, que é uma forma nominal invariável, mas um adjetivo. Espero ter ajudado. Grande abraço e bom estudo. Fartu bone.


CrisGraaf

Mas, se "finantaj" é um adjetivo, então porque temos o acusativo após o verbo "esti"?


Mauricio_3333

Querida, desculpe a demora para responder. Tem valor de adjetivo /a/, porque corresponde a uma oração adjetiva: "aqueles que acabam suas tarefas". Assim, temos o verbo acabar e o seu complemento verbal, ou seja, o objeto direto (acusativo): suas tarefas. Pelo celular, é muito responder e destacar de forma mais apropriada. Espero que tenha sido útil. Bom estudo.


TSilva930533

Deixa ver se percebi com linguagem simples: depois de um adjetivo que implica ação, como este, leva sempre acusativo?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.