1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eles estão acabando suas tar…

"Eles estão acabando suas tarefas de casa."

Tradução:Ili estas finantaj siajn hejmtaskojn.

May 8, 2019

2 Comentários


kakarloscoelho

Pq "finantaj" é no plural?


Mauricio_3333

Prezado esperantista, sua pergunta é interessante. Acredito que muitos possam ter essa dúvida, mas não têm a coragem de perguntar, ao passo que outros sequer têm raciocínio para formular semelhante dúvida. Veja bem, sempre temos a tendência de fazer uma comparação com aquilo que conhecemos, ou seja, pintamos os quadros da vidas com as cores que possuímos. Assim, deve esquecer a estrutura da nossa língua nativa. Perceba que, tirando a marca do plural - morfema gramatical da pluralidade /j/ -, a palavra termina em /a/, o que significa que é um adjetivo, certo? Ora, o adjetivo deve concordar com o termo que o rege, certo? Então, no caso, o sujeito está no plural, por isso o adjetivo deve concordar com aquele, ou seja, deve flexionar para o plural. Enfim, não é um gerúndio, como ocorre em português, que é uma forma nominal invariável, mas um adjetivo. Espero ter ajudado. Grande abraço e bom estudo. Fartu bone.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.