1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "O clima na Austrália está qu…

"O clima na Austrália está quente?"

Tradução:Ĉu la vetero en Aŭstralio estas varma?

May 10, 2019

8 Comentários


Luquas_

Cara porque ĉu podia ser la. Ĉu buga a mente


Celioluzverde

LucasPerei994935:

Ĉu não é LA.

Ĉu não tem tradução. É apenas uma palavra acrescentada no início da frase para informar que se trata de uma pergunta. Quando no início já houver outra palavra indicativa de pergunta (pronome interrogativo), o Ĉu não será usado.


maranga9

Qual a regra para usar o "ču" e não apenas o La... Quais palavras que se usa o "Ču"?


Mateus..Nunes

"Ču" pode ser traduzido como "será que", "por acaso". E pode ser utilizado para transformar uma frase em pergunta.


Glaucio487219

As perguntas sempre devem iniciar com uma palavra dos correlativos Ki* ou com o auxiliar "ĉu".


belkiss66917

Ele ñ tem uma tradução específica em português (ele é o "Do" do inglês) mas ele é usado em toda pergunta cujo a resposta é sim ou não e em finais de frase como o "né" em português


GiancarloG571501

nesta frase, no lugar da palavra vetero, a palavra klimato também não estaria correta?


Celioluzverde

GiancarloG571501:

VETERO é uma palavra muito mais específica do que KLIMATO, embora possam, nessa frase, ser consideradas sinônimas.

KLIMATO seria O CLIMA.

VETERO seria O CLIMA DE HOJE.

A totalidade dos componentes do VETERO (incluindo as florestas, os seres humanos, a umidade, a pressão atmostérica, etc) compõem o KLIMATO.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.