"Ele precisa delas."

Tradução:Il a besoin d'elles.

May 12, 2019

3 Comentários


Estudando_12

Neste espaço, existia uma pergunta minha que podia também ser a dúvida de vários alunos.

Eu já cansei de falar que não existe a necessidade de negativar dúvidas.

Se quiser negativar afirmações erradas, baixarias, arrogâncias, discussões fora do tema, assuntos estranhos ao contexto, etc., tudo bem, mas não existe necessidade de negativar uma pergunta sobre a questão presente.

Na verdade, é um "abençoado" só que faz isto.

Existem vários colaboradores atenciosos (moderadores ou não) que esclarecem as dúvidas. E todos eles, simplesmente, respondem, não negativam.

Mas tem um - apenas um - que acha que precisa negativar a dúvida antes de responder.

É possível que ele seja bem intencionado (e eu acredito nisto) e queira mostrar aos demais que a pergunta sugere algo que não está certo. Se for isto, realmente, não há necessidade de negativar. A resposta correta já resolve tudo, tanto para quem perguntou como para os que lerem posteriormente.

Se for uma mera afirmação errada, aí é diferente. Se ele quiser negativar algo errado que alguém afirmou para que outros não aprendam errado, pode negativar.

Mas não é o caso de uma pergunta feita com humildade, como a minha que havia aqui.

A pessoa pergunta: "É assim?" e ele responde (sem precisar negativar): "Não, é assado". E pronto. Todo mundo entendeu e ninguém se sentiu mal por ter uma pergunta negativada.

Eu, particularmente, aprendo muito assim. Graças a perguntas modestas que foram feitas recentemente ou há mais de três anos. E tenho certeza que muita gente aprende desta maneira também. Se o hábito de negativá-las fosse comum, talvez mais da metade delas não existissem e eu tivesse aprendido pouco, pois haveria menos fontes para estudo provenientes deste meio.

Mais desenhado que isto é impossível. Aqui é lugar para isto mesmo: para fazer perguntas.

Se as respostas fossem sempre "Sim, é isto mesmo. Você matou a pau. Sabe tudo, garoto!", seria porque todos já saberiam a totalidade do curso e não haveria necessidade de fórum e nem a necessidade de estudar. Quem está aprendendo, pergunta coisas cuja resposta pode ser "Não, não é assim". Normal e claríssimo isto. Eu me sinto até mal por ter que falar uma obviedade destas. Pensava que todo mundo soubesse disto.

O curioso é que o cara sabe tanto de francês - e parece que de outros idiomas também - e não sabe algo tão trivial como o que estou dizendo. E é uma pena porque ele informa muito bem e ajuda bastante. Entretanto, conserva o defeito de ser um pouco tosco, às vezes.

Vários usuários já falaram isto e, ainda assim, o cidadão continua negativando. Eu também já falei diversas vezes e não adiantou nada.

Então eu tomei uma decisão: toda vez que eu fizer uma pergunta e for negativado por esta pessoa, eu vou excluir a pergunta e, automaticamente, a resposta será excluída junto porque está anexada à minha pergunta.

É triste porque passa a ser um material a menos que poderia orientar milhares de alunos durante muitos anos, mas, quem sabe assim, o xucro consegue entender, de uma vez por todas, que não existe necessidade de negativar uma dúvida antes de respondê-la.

Somente responda, não negative. Como todos os outros fazem.

May 12, 2019

Conversas Relacionadas

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.