"Os estudantes dela são muito diferentes."

Tradução:Ŝiaj studentoj tre malsimilas.

May 15, 2019

13 Comentários
Esta conversa está trancada.


CelyBorges

Por quê malsimilaS, a palavra correta não é malsimilaJ?


Celioluzverde

CelyBorges:

ESTAS TRE MALSIMILA = TRE MALSIMILAS.

Na gramática esperanta existe a possibilidade de transformar um ADJETIVO em um VERBO.

MALSIMILA dá origem a MALSIMILAS.

Essa possibilidade não existe em Português: o verbo seria DIFERENTAR...

Os estudantes dela diferentam muito... (não existe em Português)


Marcionilo.

Nós temos a possibilidade de usarmos o verbo cópula "esti", que exigiria um modificador "malsimilaj" para o sujeito, ou podemos eliminar o verbo "esti" e termos um verbo a partir do adjetivo "malsimilaj", que se torna "malsimili= ser diferente". O esperanto tem essa possibilidade de tornar outras classes de palavras em verbos:

Mi estas feliĉa/Mi feliĉas Mi mi ne estas sama, mi estas alia (homo)/Mi ne samas, mi alias. etc... Entendeu?


jhenriquebg

Não entendi nada.


Celioluzverde

Notável a tua sinceridade, jhenriquebg.

Realmente, as palavras técnicas de linguística confundem mais do que ajudam a quem não é especialista na área.


RitaaCarvalhoo

Porque não aceitou 'lernejanoj'?


mr47gs

Usei com o verbo esti, não pode ser aceito? Escrevi assim :" Ŝiaj studentoj estas tre similaj"


Celioluzverde

Sim, mr47gs, desde que você corrija "similaj" para "malsimilaj"


Norbert931570

Por que nao usar o verbo "estas"? Caso nao seja necessario, entao, desde o começo do curso foi ensinado errado!


Celioluzverde

Ŝiaj lernantoj SIMILAS = = Ŝiaj lernantoj ESTAS SIMILAJ.

SIMILI = ESTI SIMILA (são duas expressões equivalentes, alternativas).


Vitoria-VII

Nao aceitou lernejanoj...


Regina466324

No caso "os estudantes dela", se colocarmos "liaj", não ficaria " os estudantes delas?


Celioluzverde

A confusão surge porque o plural de Li é ILI (não é Lij), e o plural de ŜI é ILI (não é Ŝij). Igualmente, o plural de ĜI é ILI (não é Ĝij). Aqui, o plural não é feito acrescentando-se a terminação J.

Invertendo a ordem das palavras, fica mais fácil de visualizar:

LERNANTO LIA = aluno DELE.

LIA é um adjetivo (pronome adjetivo) e se refere ao LERNANTO.

O plural é LERNANTOJ LIAJ = alunos DELE.

LERNANTO ŜIA = aluno DELA.

ŜIA é um adjetivo (pronome adjetivo) e se refere ao LERNANTO.

O plural é LERNANTOJ ŜIAJ = alunos DELA.

DE ELE = lia, liaj.

DE ELA = ŝia, ŝiaj.

DE ELES = iliaj.

DE ELAS = iliaj.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.