1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "Eu acho que ele está ocupado…

"Eu acho que ele está ocupado, mas se não, ele virá."

Tradução:I think he's busy, but if not, he will come.

May 20, 2019

8 Comentários


Erick502110

Entendo que o correto deveria ser SENÃO. Pois, se não e senão são diferentes.


Celioluzverde

Não, Caro Erick502110.

Neste caso específico só pode ser SE NÃO.

Escreve-se SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Se não é uma conjunção condicional expressada por ‘se’ mais o advérbio de negação ‘não’, ou seja, possui como interpretação uma condição como: ‘caso se não’, ‘quando não’, observe o exemplo:

Vamos ao dentista a pé, se não chover. Se não fizer sol, vamos ao parque.

Ao passo que a expressão senão pode apresentar mais de uma interpretação: a) é uma conjunção quando sinônimo de ‘aliás’, ‘quando não’, ‘de outro modo’: Corra, senão você irá se atrasar.

b) é uma conjunção quando sinônimo de ‘mas também’: Nós viemos com boa vontade, senão como juízes.

c) é uma locução conjuntiva quando sinônimo de ‘a não ser’: Não compre as frutas senão do João.

d) pode ser sinônimo de ‘exceto’: Não o trouxe aqui, senão para te contar.

e) pode ser assumido como substantivo quando possui sentido de defeito: A comida estava boa, apesar de um senão. Não encontrei um senão em seu artigo, parabéns.

Fonte:
https://escolaeducacao.com.br/senao-ou-se-nao-qual-a-diferenca-entre-senao-e-se-nao/?


FbioBarret9

Por que eu não posso escrever "I think he's occupied, but if not, he'll come"?


RodrigoEle18

no meu entendimento:

  • busy | ocupado, alguém em atividade que requer trabalho e/ou atenção

  • occupied | ocupado, algo que está demandando tempo, espaço ou recursos

até existe o uso de occupied como busy, mas não estou seguro se este é o contexto


https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/busy

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/occupied

https://wikidiff.com/busy/occupied


CelioFM

DUOLINGO:

"Eu acho" não combina com "mas se não".

Melhor seria dizer:

Ele certamente está ocupado, se não ele teria vindo.


MariaChris3769

Gostaria de saber, pq até hoje não peguei, qdo posso por apostrofe em I,he,she,etc. E tb qdo uso no ou not


Celioluzverde

MariaChris3769:

Sempre pode utilizar o apóstrofo junto aos pronomes pessoais retos.

I´ll = I will

I´d = I had, I would.

NOT é advérbio de negação.

I´m NOT going to do that = Eu NÃO vou fazer isso.

NO é um advérbio de quantidade, é um quase adjetivo.

NO WATER = nenhuma água.

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.