1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu estas oranĝoj en la deser…

"Ĉu estas oranĝoj en la deserto?"

Tradução:Há laranjas na sobremesa?

May 20, 2019

6 Comentários


Jean571685

Há detalhes no Esperanto que o torna tão difícil quanto uma língua nativa. Apesar da gramática.


CelioFM

As dificuldades são inevitáveis, porque os idiomas artificiais, assim como os idiomas naturais, existem mergulhados na Linguística, como os peixes em um aquário. Estudando-se Linguística, tudo fica mais fácil, para o aprendizado de qualquer idioma, natural ou artificial. Mas nada é insuperável. A outra alternativa é relaxadamente persistir, estudando o Esperanto um pouquinho cada dia, e a Linguística se incorporará por si mesma.


MiAmasEsperanton

Quando eu uso o "de" o "al" o "en" e o "en la"?


Celioluzverde

DE = DE

AL = EM DIREÇÃO A

EN = EM

EN LA = NA (em + a)

Odoro DE banano = Cheiro de banana

Iri AL kinejo = Ir a um cinema

EN dancejo ne ĉiuj dancas = Numa danceteria, nem todos dançam.

EN LA glaso estas pura akvo = No copo há água limpa.


RodriggoGo

E qual a diferença entre "el la" e "de la"


CelioFM

RodriggoGo:

EL LA = DE + A = DA.

DE LA = DE + A = DA, também, mas com significados diferentes.

Isso porque as preposições em E-o têm significados mais precisos do que em Português.

Li venis EL LA plaĝo = Ele veio DA praia (não é correto dizer: DE LA plaĝo, embora seja tolerável...)

Adamo estas la edzo DE LA fratino de Paŭlo = Adão é o marido DA irmã de Paulo.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.