1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. Comparativos e Superlativos n…

https://www.duolingo.com/profile/Donald_Yorke

Comparativos e Superlativos no Inglês

Os comparativos e superlativos em inglês são fundamentais. Eles ajudam você a descrever os objetos, pessoas e lugares a seu redor, tornando sua comunicação mais clara – por comparação, as pessoas formam a imagem mental do que você quer dizer. Pensando nisso, separamos aqui breves definições e exemplos de uso para você aprender a utilizá-los sempre que precisar.

Como o nome já diz, os comparativos são adjetivos ou advérbios que comparam alguma coisa em relação a outra:

My sandwich is bigger than yours. (Meu sanduíche é maior que o seu.) She is prettier now. (Ela está mais bonita agora.) His car is more expensive than mine. (O carro dele é mais caro que o meu.)

Já os superlativos indicam que algo está acima ou abaixo de todos os outros itens comparados – é o mais ou o menos de alguma categoria:

John is the tallest man in this room. (John é o homem mais alto dessa sala.) It was the happiest day of my life. (Foi o dia mais feliz da minha vida.) This is the most frightening horror movie. (Esse é o filme de terror mais assustador.)

Quanto ao processo de formação, os comparativos e superlativos funcionam de maneira bastante similar. Nas sentenças acima, é possível observar suas três formações comuns:

  1. Para adjetivos curtos (até duas sílabas) como small, tall e thin, por exemplo, basta acrescentar o sufixo –er para os comparativos e o sufixo –est para os superlativos. Esses devem ser sempre precedidos por the. Se o adjetivo acabar pela sequência CVC, ou seja, consoante-vogal-consoante, não se esqueça de duplicar a última letra, como ocorre com big, que vira bigger no comparativo e biggest no superlativo.

  2. Para adjetivos que tiverem até duas sílabas em inglês e terminarem em “y”, basta apagar o “y” e acrescentar –ier para os comparativos e –iest para os superlativos.

  3. Para adjetivos maiores, não precisa fazer nenhuma alteração em sua forma. Basta usar o more (mais) ou o less (menos) antes dos comparativos e o the most (o mais) ou o the least (o menos) antes dos superlativos. Aliás, vale notar que, independente do tamanho da palavra, todo superlativo tem “the” na frente.

Mas, claro, também há algumas exceções para essa regra. As mais usadas ocorrem com as palavras good e bad. O comparativo de good é better (melhor) e seu superlativo é the best (o melhor), enquanto o comparativo de bad é worse (pior) e seu superlativo é the worst (o pior):

She plays volleyball better than me. (Ela joga vôlei melhor que eu.) This is the worst movie ever. (Esse é o pior filme de todos.)

Outra maneira de fazer comparações é com a estrutura as + adjetivo + as. Com ela você equipara duas coisas ou pessoas:

This house is as big as mine. (Essa casa é tão grande quanto a minha.) Carol is not as tall as her sister. (Carol não é tão alta quanto sua irmã.)

Espero ter ajudado!

May 27, 2019

4 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/Gilson983029

Very good !

May 29, 2019

https://www.duolingo.com/profile/Donald_Yorke

Thank you very much!

May 29, 2019

https://www.duolingo.com/profile/NEuza653320

Muito bom. Obrigada

May 29, 2019

https://www.duolingo.com/profile/Donald_Yorke

Muito obrigado!

May 29, 2019
Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.