"L'article"

Tradução:O artigo

May 27, 2019

3 Comentários


Estudando_12

Damas e cavalheiros, eu tenho uma dúvida.

Exporei o mote para, em seguida, formular a minha pergunta.

Em português, a palavra artigo tem vários significados.

Elencarei os principais em ordem de importância, segundo a minha opinião:

1 - Partícula gramatical que precede o substantivo, podendo ser artigos definidos (o, a, os, as) ou indefinidos (um, uma, uns, umas). (exemplo: Este conto do Machado de Assis é bem objetivo e repleto de artigos definidos.)

2 - Texto publicado em jornal, revista, sítio de internet ou outra mídia escrita. (exemplo: Eu li um artigo escrito pelo jornalista Felipe Moura Brasil no site "O Antagonista").

3 - Parte, divisão de uma lei ou cláusula de um contrato. (exemplo: Ele foi julgado em três instâncias, condenado por crime comum e está preso na superintendência da polícia federal, em Curitiba, porque infringiu o artigo 317 do código penal).

4 - Item comercializado, produto à venda. (exemplo: O Mappin foi uma loja de departamentos da cidade de São Paulo que também vendia artigos de vestuário, como calças, camisas e agasalhos).

Existem outras definições para esta palavra, mas, ao meu ver, estas quatro são as mais relevantes.

A minha questão é: os significados de article, em francês, são os mesmos que os de artigo, em português?

May 27, 2019

liofla

Sim, as quatros definições existem em Francês também.

1- Ce conte de Machado de Assis est rempli d'articles définis.

2- J'ai lu un article écrit par le journaliste Felipe Moura Brasil.

3 - L'article 317 du code pénal.

4 - Este não consigo traduzir literalmente. Eu não diria "des articles de vêtements" mas simplesmente "des vêtements". Não tenho certeza mas acho que só usamos "article" para falar de objetos abstratos, quando não temos uma palavra mais precisa que possamos usar. "Ce magasin vend de nombreux articles" (esta loja vende artigos numerosos, mas não dizemos exatamente o que eles são).

May 29, 2019

Estudando_12

Obrigado, Liofla.

Caprichou pra valer na resposta.

May 30, 2019

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.