https://www.duolingo.com/VZy2209

"N" no final das palavras

Ao que se deve o n no final das palavras em esperanto? Quando ultilizar e quando não?

June 2, 2019

1 Comentário


https://www.duolingo.com/GeorgeHAlves

O N é o acusativo. É usado para indicar quem sofre a ação do verbo. Como no esperanto uma mesma frase pode ser escritas de várias formas(ordem de palavras) diferentes, o n é usado para indicar que é está sofrendo a ação na frase.

O texto abaixo foi tirado da própria explicação do duolingo:

A terminação do acusativo: -n

Considere a seguinte frase: "O cachorro ataca o gato preto." Como se sabe quem está atacando e quem é atacado? Em português, é possível deduzir de acordo com a ordem das palavras. O cachorro vem antes do verbo, então ele está atacando (ele é o sujeito da ação) - o gato vem depois do verbo, ele é o atacado (o gato é o objeto da ação). Mas e se modificássemos a ordem da seguinte maneira: "O cachorro o gato preto está atacando", agora quem está atacando e quem é atacado?

Em português, evitamos colocar as palavras nessa ordem, pois cria dubiedade. Em Esperanto, devido à existência do acusativo, esse tipo de problema não acontece. É possível determinar quem é o sujeito e quem é o objeto da frase a partir das suas terminações. O sujeito da frase - isto é, quem está atacando - termina em -o . O objeto da frase - quem está sendo atacado - tem um -n adicionado após o -o . Isso significa que sempre é possível dizer quem é o sujeito e quem é o objeto, mesmo se a ordem das palavras seja modificada:

La hundo atakas la nigran katon. O cachorro ataca o gato preto.

La nigran katon atakas la hundo. O cachorro ataca o gato preto. (Perceba o -n! A frase ainda tem o mesmo significado, mesmo que a ordem tenha sido alterada.)

Note que o adjetivo (neste caso nigra) também recebe a terminação -n, assim como o substativo ao qual se refere: nigran katon.

Estas frases significam a mesma coisa e todas estão igualmente corretas. Todas elas significam: "O cachorro ataca o gato preto":

La hundo atakas la nigran katon. La hundo la nigran katon atakas. La nigran katon atakas la hundo. La nigran katon la hundo atakas. Atakas la hundo la nigran katon. Atakas la nigran katon la hundo.

A terminação -n em esperanto é chamada de acusativo. MAS ATENÇÃO!!! O acusativo nunca é usado com o verbo estas: Li estas knabo. (Ele é um menino.)

June 2, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.