https://www.duolingo.com/profile/MYRKR.

UTILIZAÇÃO DOS PRONOMES POSSESSIVOS: MON, TON, SON, NOTRE, VOTRE, LEUR E OS DEMAIS [LEURS, MES, ETC]

O QUE SÃO?

Resumidamente: assim como o próprio nome indica, são palavras utilizadas para demonstrar que alguma coisa pertence a alguém, ou seja: dá uma ideia de posse.

Alons-y !

Mas sem mais delongas, vamos direto aos exemplos.

MON, MA & MES

Estes três são utilizados para a primeira pessoa do singular « je », a depender do gênero e número do substantivo que acompanham.

MON

Utilizado quando se trata de apenas um objeto possuído e de apenas um possuidor, sendo que o substantivo deve ser masculino.

mon père dort dans le salon » meu pai dorme na sala

mon chien joue à l'extérieur » meu cachorro brinca lá fora

MA

Utilizado quando se trata de apenas um objeto possuído e de apenas um possuidor, sendo que o substantivo deve ser feminino.

ma sœur est très belle » minha irmã é muito bela

je resterai dans ma maison » eu ficarei em minha casa

MES

Utilizado para ambos os gêneros [masculino e feminino]. O diferencial aqui é o plural do substantivo. Então temos: mais de um objeto possuído e um possuidor.

mes amis travaillent près d'ici » meus amigos trabalham perto daqui

mes amies travaillent près d'ici » minhas amigas trabalham perto daqui

TON, TA & TES

Seguem a mesma lógica de « mon, ma & mes », mas são utilizados para indicar que algo pertence a pessoa com quem falas. A segunda pessoa do singular, « tu ».

TON

Um possuidor, um objeto possuído, estando o substantivo no masculino.

ton père dort dans le salon » teu pai dorme na sala

ou » seu pai dorme na sala

ton chien joue à l'extérieur » teu cachorro brinca lá fora

ou » seu cachorro brinca lá fora

TA

Um possuidor, um objeto possuído, estando o substantivo no feminino.

ta sœur est très belle » tua irmã é muito bela [rs]

TES

Para ambos os gêneros, contanto que o substantivo esteja no plural.

tes amis travaillent près d'ici » [teus / seus] amigos trabalham perto daqui

tes amies travaillent près d'ici » [tuas / suas amigas trabalham perto daqui

SON, SA & SES

Não há muito o que falar, pois funcionam da mesma forma que os anteriores. Entretanto, vale a pena salientar que neste modo é preferível a utilização de « dele, dela » ao invés de « seu, sua », a fim de evitar possíveis ambiguidades [e até mesmo confusões, dependendo do contexto...].

São utilizados para a terceira pessoa do singular.

COMPLEMENTO 01: CASO DE AMBIGUIDADE A SER EVITADO

le mec marche avec sa femme » o cara caminha com sua mulher

Hmm... a mulher de quem...?

Por isso, é preconizado o uso de « dele », neste e em outros casos.

le mec marche avec sa femme » o cara caminha com a mulher dele

Melhor usar dessa forma pra evitar maiores problemas [se é que me entende]

SON

Um possuidor, um objeto possuído, estando o substantivo no masculino.

son père dort dans le salon » o pai [dele / dela] dorme na sala

son chien joue à l'extérieur » o cachorro [dele / dela] brinca lá fora

SA

Um possuidor, um objeto possuído, estando o substantivo no feminino.

sa sœur est très belle » a irmã [dele / dela] é muito bela

SES

Para ambos os gêneros, contanto que o substantivo esteja no plural.

ses amis travaillent près d'ici » os amigos [dele / dela] trabalham perto daqui

COMPLEMENTO 02: SUBSTANTIVOS FEMININOS INICIADOS POR VOGAL OU H MUET

Quando os substantivos femininos são iniciados por vogal ou h muet [h mudo], é utilizado o pronome possessivo masculino « mon, ton, son » para evitar o encontro entre vogais:

ao invés de « ma épouse », o correto é:

mon épouse » minha esposa

ao invés de « ta habitude », o correto é:

ton habitude » [teu / seu] hábito

obs.: « habitude » é um substantivo feminino em francês.

ao invés de « sa opinion », o correto é:

son opinion » a opinião [dele / dela]

vide: Australis

MEIO CAMINHO ANDADO

Já apresentados as três primeiras pessoas do singular, agora vamos para as três pessoas do plural « nous, vous & ils/elles ».

NOTRE & NOS

No caso dos pronomes possessivos das pessoas do plural, existem apenas duas formas - o que deve facilitar a compreensão.

« notre » será usado para substantivos masculinos e femininos no singular e;

« nos » será utilizado para substantivos masculinos e femininos no plural.

A diferença agora está somente na quantidade de objetos possuídos, pois o número de possuidores será maior do que um.

NOTRE

Deve ser utilizado quando houver mais de um possuidor, mas apenas um objeto possuído.

nous promenons notre chien » nós levamos nosso cachorro para passear

NOS

Utilizado quando for mais de um objeto possuído.

nous avons nos passeports » nós temos nossos passaportes

VOTRE, VOS

Segue a lógica do « notre, nos ». Sendo este utilizado para se referir à segunda pessoa do plural e, de modo formal, à segunda pessoa do singular.

VOTRE

vous faites votre devoir » você faz [seu / vosso] dever

votre souris mange du fromage » [seu / vosso] rato está comendo queijo

nous aimons votre maison » nós amamos [sua / vossa] casa

ils veulent votre compagnie » eles querem [sua / vossa ] companhia

voulez-vous votre clé ? » vocês querem a chave de vocês?

VOS

pouvez-vous apporter vos chaussures, s'il vous plaît ? » você pode trazer [seus / vossos] sapatos, por favor?

ou » vocês podem trazer [seus / vossos] sapatos, por favor?

vos chiennes dorment » [suas / vossas] cadelas dormem

vous avez oublié vos vêtements » vocês esqueceram [suas / vossas] roupas

NOTE II: « vous » pode ser traduzido para: você [de modo formal], vocês, o senhor, os senhores, a senhora & as senhoras.

LEUR & LEURS

Também segue a lógica dos demais, sendo utilizado para a terceira pessoa do plural. E do mesmo modo que os singulares « son, sa », o recomendado é « deles, delas » para evitar ambiguidade.

O primeiro, « leur », utiliza-se quando se tem dois ou mais possuidores, com apenas um objeto possuído.

leur chien » o cachorro [deles / delas]

O segundo, « leurs », utiliza-se quando se tem dois ou mais possuidores, com mais de um item possuído.

leurs chiens » os cachorros [deles / delas]

RESUMINDO

• mon / ma : UM possuidor; UM objeto possuído;

• mes : UM possuidor; DOIS OU MAIS objetos possuídos;

• ton / ta : UM possuidor; UM objeto possuído;

• tes : UM possuidor; DOIS OU MAIS objetos possuídos;

• son / sa : UM possuidor; UM objeto possuído;

• ses : UM possuidor; DOIS OU MAIS objetos possuídos;

• notre : DOIS OU MAIS possuidores; UM objeto possuído;

• nos : DOIS OU MAIS possuidores; DOIS OU MAIS objetos possuídos;

• votre : DOIS OU MAIS possuidores; UM objeto possuído;

• vos : DOIS OU MAIS possuidores; DOIS OU MAIS objetos possuídos;

• leur : DOIS OU MAIS possuidores; UM objeto possuído;

• leurs : DOIS OU MAIS possuidores; DOIS OU MAIS objetos possuídos;

Enfim, já é um pouco tarde e também estou cansado, mas acho que deu pra abordar tudo. Caso contrário, digam-me o que faltou que o acrescentarei.

Também gostaria de ser avisado caso exista alguma discrepância, assim poderei corrigí-la [e também aprender com o erro, claro]

edit I: Merci Australis pour votre contribution.

June 3, 2019

7 Comentários

https://www.duolingo.com/profile/TalitaLope513163

Merci!! Ainda estou começando, mas já adorei a aula dos pronomes possessivos!

June 3, 2019

je vous en prie ! qualquer coisa, fique à vontade para perguntar.

June 3, 2019

https://www.duolingo.com/profile/Australis

Muito boa a sua postagem, com certeza ajudará muitos usuários do curso, mas gostaria de fazer algumas sugestões.

Primeiramente, acho que você deixou uma informação importante de fora dos itens sobre possessivos do singular ("ma/mon", "ta/ton" e "sa/son"), que é o fato de que substantivos femininos singulares que comecem com vogal ou H mudo usam os possessivos masculinos para evitar o encontro vocálico: "mon épouse", "ton habitude", "son opinion".

Além disso, em português brasileiro, o pronome mais usado na segunda pessoa do singular é "você", que usa os possessivos "seu/sua/seus/suas", então seria legal incluir essas traduções para os pronomes "ton/ta/tes" ("ton chien" = "teu cachorro" ou "seu cachorro" etc).

No item "SON, SA & SES", que apresenta os possessivos da terceira pessoa do singular, você menciona "deles" e "delas", que são possessivos da terceira pessoa do plural em português:

"Entretanto, vale a pena salientar que neste modo é preferível a utilização de « dele, deles, dela e delas » ao invés de « seu, seus, sua e suas », a fim de evitar possíveis ambiguidades [e até mesmo confusões, dependendo do contexto...]."

Acho que seria melhor tirá-los dali e mencioná-los somente no item "LEUR & LEURS", para evitar que as pessoas se confundam. Também é pertinente lembrar que os possessivos em francês concordam em gênero somente com o substantivo que qualificam, e não com o possuidor. Os possessivos comuns em português funcionam da mesma forma ("meu", "vossa", "teus", "suas" etc), porém esses possessivos contraídos ("dele/dela/deles/delas") não. Eles concordam em gênero com o possuidor, e não com o substantivo, então "son père" pode ser "o pai dele" ou "o pai dela", "sa sœur" pode ser "a irmã dele" ou "a irmã dela". Talvez essa explicação não seja necessária mas seria bom colocar os possessivos dos dois gêneros na tradução dos exemplos, como você fez no plural.

Outro ponto é o pronome "vous", que você menciona como pronome da segunda pessoa do plural mas dá exemplos na segunda pessoa do singular. Talvez mencionar que esse pronome pode ser singular formal ou plural antes dos exemplos faça mais sentido, e também acho interessante incluir mais exemplos no plural:

"VOTRE, VOS Segue a lógica do « notre, nos ». Sendo este utilizado com a segunda pessoa do plural [...] vous faites votre devoir » você faz [seu / vosso] dever"

Acho que é isso. Espero ter contribuído positivamente.

June 4, 2019

Coucou, Australis ! Te acompanho bastante por aqui, e ter sua atenção é de bastante agrado. <3

Obrigado pelas retificações e complementos, hoje à noite - quando tiver um tempinho a mais, irei alterar a publicação e deixar um pouco menos confusa nesses aspectos.

E obrigado por ajudar-me, também! [edited]

June 4, 2019

https://www.duolingo.com/profile/Australis

Sem problemas, fico feliz em poder ajudar. :)

June 5, 2019

https://www.duolingo.com/profile/pretolucas

Merci, ajudou bastante.

June 5, 2019

de rien !

June 6, 2019
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.