"Você e eu somos diferentes."

Tradução:Vi kaj mi estas malsimilaj.

June 5, 2019

3 Comentários
Esta conversa está trancada.


Mauricio_3333

Nesse caso, em razão da estrutura simples da frase, indaga-se se o adjetivo 'malsimila' não seria sinônimo de malsama ou diferenca. Caso afirmativo, não poderíamos, na apontada frase, usarmos os referidos sinônimos?


hugoxrosa

Pesquisando no PIV, 'simila' seria 'havanta iajn ecojn, kiujn ankaŭ havas alia persono (...)'. E por consequência 'malsimila' é 'tute ne simila'.

Já 'sama' tem dois significados 'estanta nedistingebla de iu aŭ io alia (...)' e 'havanta ĉiujn ecojn de io alian'. E por consequencia 'malsama' seria '(...) havanta kontraŭajn ecojn'.

Assim, 'simila' seria ter algo comum, e 'sama' ter tudo em comum. E as contraparte 'malsimila' ter tudo de diferente, e 'malsama' ter algumas coisas diferente.

Assim, sendo por lógica tradicional tudo que é 'malsimila' necessariamente é 'malsama' também.

Procurando por 'diferenca' no PIV, a definição é 'ne tute simila, ne identa', ou seja, 'malsimila, malsama'. Assim, 'diferenca' inclui a definição das duas palavras, logo é sinônimo de ambas e pode ser usado no lugar de qualquer uma das duas apesar das diferenças entre malsimila e malsama.


hugoxrosa

Disse tudo isso para concluir que sim, faz sentido trocar 'malsimila' por diferenca ou malsama.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.